Pular para o conteúdo principal

Sobre

Este Blog tem como objetivo divulgar textos do autor Dr. Mark Barone e seus convidados, e disponibilizar atualizações de seus livros "Tenho diabetes tipo 1, e agora?" e "Diabetes: conheça mais e viva melhor".

Deixe seus comentários! Sugira temas! Aproveite!



SOBRE O DR. MARK BARONE

Mark Thomaz Ugliara Barone, Doutor em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 10 anos de idade, em 1991, e desde 1999 desenvolve trabalhos de educação e pesquisas em diabetes. Em seu doutorado pesquisou a relação entre controle glicêmico e sono em pessoas com diabetes tipo 1. Como resultado, fez alguns achados e publicações a esse respeito (link).

Pós-graduou-se em educação e tratamento do diabetes: "Educando Educadores" (IDF-ADJ-SBD), o Advanced Clinical Postgraduate Course on the Management of Diabetes and its Complications (EASD-ADA-IDF), o Advanced Strategies for Diabetes Educators (IDC), a Formação de Educadores em Diabetes (UNIP),

Entre suas atividades atuais, destacam-se palestras e cursos, incluindo o premiado “Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes” de sua autoria, colaboração em acampamentos e associações de diabetes de diversos países, e pesquisas sobre educação em diabetes e melatonina em pessoas com diabetes tipo 1. Além disso, é faculty no Young Leaders in Diabetes Programme da IDF; é Colunista do site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); ministra aulas e palestras sobre diferentes temas relacionados às ciências, saúde, educação, e diabetes; escreve textos de divulgação e artigos científicos; e está lançando a 4a edição de seu primeiro livro, mas agora em espanhol ("Tengo diabetes tipo 1, y ahora?"), para toda a América Latina.


No passado, Mark representou o Brasil na Conferência para Jovens Líderes em Diabetes, Campo Amigo Internacional, em 2003, no Perú e em 2004 no Chile. Trabalhou em diversos acampamentos de educação em diabetes (Acampamento ADJ-UNIFESP-NR desde 2001, até hoje; Campo Amigo Perú, em 2003; Camp Joslin, em 2003 e 2004; Campo Amigo Ecuador, em 2004; Campamento da Fundación Paraguaya de Diabetes, em 2009; e ADUCamp, no Uruguai, em 2012). Coordenou o acampamento Encontro ADJJovem de 1999 a 2003.

Contato para palestras, treinamentos, artigos e atendimentos: markbarone@bol.com.br
Link para currículo Lattes completo.

Ministrando palestra no 20th World Diabetes Congress (International Diabetes Federation - IDF),  dezembro de 2009, Montreal, Canadá.

Comentários

  1. Parabéns Mark pelo livro, ficou sensacional! Gostei muito !

    ResponderExcluir
  2. Mark, parabéns pelo Blog. É sempre bom ficar antenado com as novidades do mercado.

    ResponderExcluir
  3. Estou encantado! Adorando! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Dr Mark Barone apresentamos o mesmo tempo de diagnóstico, espero ser pesquisadora na área de Educação em Diabetes, conheço há um bom tempo o seu trabalho. Parabéns !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos