Pular para o conteúdo principal

Por que se cuidar e como isso afeta o diabetes do seu filho?

Vejamos abaixo o que diz a nossa convidada e especialista no assunto, Fabiana Couto.

Esse tema é algo de extremo interesse para mim. Ainda não sou mãe, mas sou filha, e tenho uma grande tendência de colocar a necessidade dos outros em primeiro lugar, muito antes das minhas, assim como muitas outras pessoas que se colocam em último lugar na lista de prioridades.

www.med.umich.edu/diabetes/news/pedscaregiverclass.htm

De acordo com a minha experiência, tanto pessoal - com a minha própria mãe desde o diagnostico do meu diabetes, aos 12 anos de idade, até minha idade adulta, estou com 33 anos hoje - quanto professional, acredito que as mães de crianças e jovens com diabetes são mais propensas a esse tipo de comportamento. Isso simplesmente por serem mães, e mães colocam sempre seus filhos em primeiro lugar. Mas, também, porque pessoas com diabetes possuem necessidades especiais que as acompanham 24 horas por dia e 7 dias por semana, o que acaba fazendo com que as mães se dediquem integralmente aos seus filhos e às necessidades deles. Trata-se de amor incondicional, vontade imensa de vê-los crescer fortes e saudáveis!

Esse amor é algo incrível que fortalece a criança e o adolescente, e faz com que eles se sintam seguros no mundo para sair da “casca” e atingir todos seus objetivos e ideais. Todas as frentes da psicologia afirmam que crianças que tiveram uma infância de cuidado, atenção e apoio emocional muito provavelmente se tornarão adultos mais felizes e saudáveis.

Mas aí é que está o “perigo” em cuidar muito do outro e não ter tempo ou energia para seu próprio cuidado… A questão aqui está sempre relacionada ao equilíbrio. As crianças e jovens durante seu processo de desenvolvimento observam seus pais, e os seus comportamentos são muito parecidos com o que observam dentro de casa. Quantas vezes ouvimos falar que o filho de alguém é uma “cópia do pai ou da mãe”? Por isso, o SEU AUTOCUIDADO se torna de extrema relevância e responsabilidade no desenvolvimento de seu filho(a).

Em uma pesquisa realizada em 2010 por profissionais na área da saúde mental de diversos centros em excelência nos Estados Unidos, publicado no Jornal de Psicologia Pediátrica, e promovida pela Universidade de Oxford, evidenciou-se a relação direta entre o cuidado do principal cuidador da criança ou adolescente com diabetes, e o impacto disso no controle glicêmico dela. Ansiedade e/ou depressão da mãe (que costuma ser a principal cuidadora), por exemplo, levam a um impacto direto na hemoglobina glicada dos seus filhos. Portanto, há uma correlação clara entre a saúde emocional da mãe e o controle glicêmico de seus filhos! Essa é uma informação valiosa e indica o quanto não estamos separados um do outro, mas sim, como numa família, todos estamos integrados.

Sendo assim, procure criar momentos de autocuidados nas mínimas atividades do dia a dia (uma breve caminhada ao ar livre, passar um tempo a sós com seu parceiro, ler algo para você, tomar um café com um amigo, e também reconhecer que você têm as suas dificuldades em relação ao stress e às demandas do diabetes). É importante, ainda, encontrar pessoas com quem conversar ou, até mesmo, um terapeuta, sem se sentir egoísta por estar focando em si mesma(o). Isso não é egoísmo e, sim, necessidade. Com isso, você fica bem para cuidar também de seu(ua)  filho(a).
É como a analogia do avião… Quem já andou de avião sabe que as instruções de segurança são que, em caso de emergência, você deve colocar a máscara de oxigênio primeiro em si e depois na criança aolado. E, por que isso? Porque se você não se cuidar primeiro lugar, corre o risco de ficar sem ar e desmaiar e não ter chance de ajudar seu filho. Assim, ninguém ganha!

A mesma coisa na vida com o diabetes. Certifique-se de que sua saúde mental, espiritual, emocional e física estão sendo cuidadas. Com isso, você certamente criará um filho mais competente em cuidar de suas necessidades também!

Boa semana, com muitos autocuidados!
Fabiana Couto*
coachfabiana@gmail.com

Blog e página no Facebook da autora: criandoumfilhocomdiabetes.com / Criando um filho com diabetes



*Fabiana é muito engajada com a causa pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com diabetes e suas famílias, ela é uma coach de vida (especialista em aconselhamento) e facilitadora de workshops e grupos. Formou-se mestre em Psicologia e possui certificação como Coach profissional pela Federação Internacional de Coaching. Sua especialidade é trabalhar com programas de coaching (aconselhamento) voltado às mães de crianças e jovens com diabetes e sua meta é apoiá-las a promover as mudanças desejadas e viver uma vida mais feliz e com mais equilíbrio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos