Pular para o conteúdo principal

Novidades Tecnológicas em Diabetes ATTD e SITEC

Tivemos a oportunidade de fazer a cobertura de 2 dos mais importantes congressos de TECNOLOGIA em DIABETES do mundo, o ATTD e o SITEC, que ocorrem em Paris e em São Paulo, respectivamente.

Apesar de o tema geral ser o mesmo, em cada um deles descobertas e novidades específicas foram apresentadas! Vejamos algumas delas abaixo.
  • ‪#‎Sensor‬ de ‪#‎glicose‬ implantável, com DURAÇÃO de 6 MESES e leituras de 2 em 2 minutos foi apresentado no ‪#‎ATTD2015‬. Resultados das leituras são transmitidos para o ‪#‎smartphone‬ através de ‪#‎bluetooth‬.
Site da empresa: http://senseonics.com/
  • Em ambos os congressos (ATTD e SITEC) se falou do #FreeStyle Libre, equipamento com Sensor Flash que não depende de calibração e tem precisão semelhante à dos ‪#‎glicosímetros‬, além de lag time (atraso médio dos resultados em relação ao resultado da glicose venosa) de 4,5 minutos! De qualquer forma, os palestrantes enfatizaram que há indicação de medir a ‎glicemia‬ capilar em caso de variação acentuada da glicose, quando há indicação de ‪#‎hipoglicemia‬ ou quando os sintomas não estão de acordo com as leituras apresentadas.
Foto de Juliana Baptista
Previsão de chegar ao Brasil no 1o semestre de 2016.
  • Gliconline: aplicativos brasileiro, apresentado no SITEC, que facilita a interação médico-paciente à distância, além de conter lista de alimentos para contagem de carboidrato, programação personalizada para calculo da dose de insulina, levando em conta glicemia e carboidrato a ser consumido, entre muitas outras funções que facilitam a vida de quem tem diabetes, contribuindo para um bom controle!
www.gliconline.net/
  • Bombas de insulina apresentadas no ATTD não só com o design muito mais atraente, mas também com muito mais funções. Entre elas destacam-se a conectividade de bomba Insight da Roche, que além de contar com controle remoto completo, que é também um glicosímetro. A mesma empresa apresentou em ambos os congresso o glicosímetro Connect, que transmite dados automaticamente por bluetooth ao celular e permite que à distância o médico ou os pais acompanhem tudo (valor da glicemia, bolus administrado, etc.). Em relação à bomba da Medtronic, ou melhor ao sistema bomba-sensor 640G, muitas novidades, incluindo o SmartGuard, que interrompe a liberação de insulina 30 minutos antes de acontecer a hipoglicemia e religa a liberação quando a glicose se restabelece.
  
  • PÂNCREAS ARTIFICIAL: muitos testes de diferentes grupos foram apresentados no ATTD, indicando dificuldades, especialmente para prever alimentação e atividade física (portanto, na maioria dos estudos, o indivíduo teria que avisar o pâncreas artificial que irá se alimentar ou fazer atividade física, a não ser no caso do pâncreas biônico, como enfatizou uma palestrante). Aparentemente os mais próximos a serem lançados são os da Medtronic, que começará pelo sistema 670G, com função de pâncreas artificial durante à noite (aumenta e diminui liberação de insulina, conforme necessidade, sem que o usuário precise interferir) e, mais adiante, lançará o pâncreas artificial para o dia todo, com base no algoritmo já aprovado em Israel do grupo DREAM, com o nome #GlucoSitter, além do Pâncreas Biônico do grupo liderado pelo Prof. Dr. Damiano (sobre o qual já tratamos diversas vezes).
www.dreamed-diabetes.com/

















Estas e MUITAS outras INFORMAÇÕES, como sobre novas insulinas muito mais rápidas que as ultrarrápidas, insulinas inaláveis, em cápsulas e novas insulinas lentas, podem ser encontradas em: www.facebook.com/TenhoDiabetesTipo1EAgora (especialmente nas postagens entre fevereiro e março).    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xultrophy: Insulina + GLP-1 (menos hipoglicemias, melhor A1C e perda de peso!)

Por Ronaldo J. P. Wieselberg No último congresso da ADA (American Diabetes Association), neste ano, foi apresentado um trabalho que demonstrava os benefícios de um “novo” medicamento para o diabetes, chamado Xultophy . Novo, entre aspas, porque, na verdade, ele não é exatamente algo novo no mercado... http://diatribe.org/xultophy-beats-out-lantus-major-clinical-trial-a1c-weight-and-hypoglycemia-benefits O Xultophy nada mais é do que uma mistura (em quantidades certas!) de insulina Degludeca (Tresiba) e da Liraglutida, um dos agonistas de GLP-1 (Victoza) . Os três produtos em questão – Xultrophy, Tresiba e Victoza – são produzidos pela NovoNordisk. Até aí, nada demais – não fosse o fato de que o Xultophy “venceu” a Lantus (insulina glargina) durante o estudo, ou seja, exibiu mais benefícios para pessoas com diabetes tipo 2 (DM2). Para entender essa “vitória”, vamos explicar rapidamente como são feitos os estudos de novos medicamentos. Depois que o novo medicament

Medindo a glicemia sem precisar furar o dedo

Ainda durante o congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA) de 2011 foram apresentados resultados de duas pesquisas muito interessantes, com formas não-invasivas e locais alternativos para se dosar a glicose . GlucoTrack -  www.integrity-app.com/description.html Em um deles a glicose foi dosada de forma indireta através das expiração dos indivíduos . Isto é, a composição do ar exalado por essas pessoas foi analisada e a quantidade de moléculas resultantes da presença de glicose no sangue foi identificada. Com isso, foi possível chegar a valores de glicose muito próximos aos valores da ponta-de-dedo (glicemia capilar) . Apesar de os primeiros resultados terem sido bastante promissores, ainda há desafios a serem superados. Entre eles estão: verificar em número maior de pessoas e em diferentes níveis de glicemia se a precisão se mantém, transformar o analisador da expiração em algo portátil e de fácil utilização, e deixá-lo com custo de aquisição e manutenção tão ou

14 dias (quase) sem furar o dedo: saiba tudo sobre o FreeStyle Libre

Por Mark Barone, PhD A intenção do presente artigo é responder às principais dúvidas e curiosidades sobre esse equipamento que, depois de 2 anos de sucesso na Europa, está sendo lançado no Brasil. 1) Qual o diferencial do FreeStyle Libre? O FreeStyle Libre é um equipamento diferente de tudo o que já estava disponível, pelos seguintes motivos: Cada sensor dura 14 dias ; Sensores vêm calibrados de fábrica (não precisam ser calibrados usando resultado de ponta-de-dedo); Medições são feitas de 1 em 1 minuto e novos resultados ficam disponíveis a cada 15 minutos; Total de 96 resultados por dia ; Touchscreen. 2) É verdade que o FreeStyle Libre substitui as pontas-de-dedo (teste de glicemia capilar)? Sim e não. Com o uso do FreeStyle Libre é possível reduzir muito o número diário de testes de glicemia capilar. Contudo, a própria empresa, Abbott, recomenda que pontas-de-dedo sejam feitas quando há uma rápida variação da glicose (indicada por seta na vertical para