Pular para o conteúdo principal

Sinto como está minha glicemia! Medir para quê?

Se você tem diabetes, é provável que muitas vezes já tenha dito, “vou comer alguma coisa porque estou ficando com hipo”. Muitas das vezes deve ter acertado sua previsão. Por outro lado, sabemos que a percepção da glicemia é limitada e que fazer o teste para confirmar a percepção pode fazer uma grande diferença. Essas conclusões não são novas, mas vale sempre a pena revisitar achados para que cada um não precise testar consigo mesmo até perceber.
Em artigo publicado em 1991, por Gonder-Frederick e colaboradores, na revista científica Diabetes Care, foi apresentado que tanto as crianças, quanto seus pais cometiam erro ao estimar o valor da glicemia. No estudo foi mostrado que as crianças tendiam a reportar hipoglicemia, quando na verdade estavam com hiperglicemia. Os autores concluem o artigo dizendo que antes de corrigir a glicemia é importante que se faça a medição.

Em um dos Congressos Mundiais de Diabetes, organizado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), houve uma sessão na qual todos os palestrantes tinham diabetes, e podiam contar suas experiências. Nesta, chamou a atenção de todos um jovem cantor norte americano, que relatou sua experiência desde o diagnostico do diabetes. Seu relato foi um exemplo do risco em se tomar decisões baseando-se apenas na percepção da glicemia. Segundo ele, depois de muitos erros por esse motivo, que inclusive o levaram a tomar insulina ultra-rápida, por acreditar estar com hiperglicemia, e só se lembrar de despertar de desmaio horas depois, no chão de seu apartamento, aprendeu a necessidade de se fazer o teste (popularmente conhecido como ponta-de-dedo) com maior frequência, para confirmar as sensações, especialmente antes de tratar hiperglicemias injetando-se insulina.
Apesar de ser muito recomendado que se corrija suspeitas de hipoglicemia mesmo antes de se medir, em especial se o glicosímetro não está em fácil acesso (o que sempre deve estar), a fim de não se correr o risco de a glicemia cair ainda mais, é fundamental que se meça em seguida para poder confirmar. Caso não tenha sido uma hipoglicemia, mas uma hiper (confusão esta muito mais comum do que se imagina), deve-se fazer a correção da hiperglicemia. Mas caso seja confirmada a hipoglicemia, deve-se verificar se a correção (consumo de carboidrato para retornar a glicemia a níveis normais) foi suficiente .


Um outro motivo a se levar em consideração, é o objetivo do tratamento do diabetes. Como se sabe o objetivo é exatamente manter a glicemia, na maior parte do tempo, em valor semelhantes aos de quem não tem diabetes. Com isso pode-se evitar, ou pelo menos adiar bastante, o desenvolvimento de complicações. Mas isso é fácil? Não. Sabemos que não é nada fácil para quem tem diabetes! Mas e então, com o que podemos contar para atingir esse objetivo? Mais uma vez a resposta é: medição da glicemia! Estudos têm mostrado que quanto maior o número de medições diárias da glicemia, melhor o controle do diabetes. E o motivo é bastante óbvio. Se você souber como está sua glicemia com maior frequência, e a corrigir sempre que necessário, mais tempo por dia você passará com a glicemia controlada!

Portanto, a dica é: aproveite a facilidade dos glicosímetros atuais, com resultados em poucos segundo, e lancetadores que tornam a picada praticamente indolor! Com isso, fazendo a ponta-de-dedo e mantendo sua glicemia controlada, você estará investindo no seu presente e seu futuro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos