Pular para o conteúdo principal

3 formas de evitar Sérias Complicações do Diabetes

Os rins desempenham um papel importante na sua saúde e bem-estar, filtrando os resíduos e líquidos em excesso de seu sangue. Quando os rins não funcionam bem, há necessidade de fazer diálise - filtragem de seu sangue por uma máquina - ou mesmo transplante de rim.

www.kidneyabc.com/diabetic-nephropathy/

Quem tem diabetes, tem risco aumentado para desenvolver doença renal. Altos níveis de glicose no sangue pode danificar os vasos sanguíneos dos rins. Quando esses minúsculos vasos são prejudicados, os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue adequadamente. Isso pode levar ao excesso de proteína na urina e ao acúmulo de resíduos no sangue.

O diabetes é a principal causa de insuficiência renal, sendo responsável por 44% dos novos casos de doença renal, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos (NIDDK).

Embora as pessoas com diabetes sejam mais propensas à doença renal, você pode reduzir o risco de desenvolver essa complicação.

  1. Mantenha um bom controle da glicemia: controlar seus níveis de glicose no sangue pode prevenir muitas complicações da diabetes. Para ajudar a combater a doença renal, procure manter sua Hemoglobina Glicada (A1C) abaixo de 7%, ou outro valor indicado pelo seu médico.
  2. Controle sua pressão arterial: pressão arterial elevada também pode prejudicar os vasos sanguíneos nos rins. Mantenha a pressão arterial abaixo de 140/90 e, preferencialmente, até 130/80 para os jovens, e aqueles com indicação de doença renal, como recomenda a equipe da Joslin.
  3. Não fume. Se você já fuma, faça planos para paras. A nicotina estreita e restringe os vasos sanguíneos, o diabetes faz a mesma coisa. Quando somados, os efeitos negativos sobre o sistema vascular são dobrados!

Lembre-se, você não pode mudar o fato de ter diabetes, mas pode evitar danos causados ​pelo descontrole da glicemia, pressão alta e nicotina.

www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/esp_imagepages/19713.htm

No Contro de Diabetes Joslin recomenda-se que as pessoas com diabetes façam duas vezes ao ano exames para ajudar a detectar sinais precoces de doença renal, que são os seguintes:

  • Microalbuminúria: este exame monitora o excesso de proteína na urina, uma condição conhecida como microalbuminúria. Um nível normal de albumina na urina é inferior a 30 miligramas. Qualquer valor acima desse nível é um sinal precoce da doença renal. 
  • Taxa de filtração glomerular (TFG): é um teste simples e eficaz que mede os níveis de creatinina no sangue. Se a sua função renal diminui, seus níveis de creatinina aumentam. Ao medir rotineiramente sua taxa de filtração glomerular, seu médico pode ver quão eficientemente os seus rins estão filtrando o sangue (um importante indicador de funcionamento dos rins).

Pergunte ao seu médico sobre esses dois exames. Se os resultados forem anormais, recomenda-se repetição dos testes após um mês.

Enquanto pessoas com diabetes apresentam alto risco para doença renal, exame anual e tratamento agressivo pode reduzir significativamente qualquer declínio da função renal e reduzir o risco de desenvolver doença renal.


Traduzido e adaptado por Mark Barone

Fonte: Stanton, Robert. 3 Ways to Avoid a Serious Diabetes Complication. Speking of Diabetes, Joslin Diabetes Center. Disponível em: http://blog.joslin.org/2015/06/3-ways-to-avoid-a-serious-diabetes-complication/ Acesso em 04/06/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos