Pular para o conteúdo principal

Vantagens e Desvantagens dos Aplicadores Sem Agulha

Com a chegada dos Jet Injectors ao Brasil, no caso o modelo Safe-Inject, exploramos neste artigo as vantagens e desvantagens desse tipo de aplicador de insulina sem agulha, segundo algumas publicações.

http://neolabs-solutions.com/en/catalog/272/15/ 

Jet Injectors parecem uma caneta grande, na verdade, semelhante à caneta de insulina, são dispositivos de administração de insulina que não têm agulhas.

A primeira aplicação de insulina com um sistema desses data de 1947. Segundo descrição de usuários, assim como as seringas de antigamente, os primeiros modelos de jet injector causavam dor e hematomas, sendo pesados e desajeitados, e precisavam ser esterilizados com frequência.

Assim como nos demais equipamentos para aplicação de insulina, houve importantes avanços nesses produtos, a fim de resolver muitos desses inconvenientes.

Do que consistem os jet injectors?
Eles são constituídos por três peças principais, a caneta do dispositivo injector, a ampola em que a insulina é depositada, e o adaptador para transferir a insulina do frasco à ampola.

http://www.zaft.com.br/cms/upload/safeinject/folder_safeinject.pdf 

No caso do Safe-Inject:

CANETA SAFE-INJECT COM RESET BOX*
Dispositivo aplicador com aproximadamente 75g.
AMPOLA U-100
Ampola estéril de plástico, descartável, onde é introduzida a insulina a ser aplicada.
ADAPTADOR FRASCO-AMPOLA
Adaptador estéril, descartável, que permite a transferência de medicamentos líquidos de frascos para a Ampola Safe-Inject.
ADAPTADOR DE CANETA
Adaptador estéril, descartável, que permite a transferência de medicamentos líquidos a partir de caneta de insulina para Ampola Safe-Inject.
ADAPTADOR DE TRANSPORTADOR
Adaptador estéril, descartável, utilizado para conectar Transportador à Ampola**.
*Peça para preparação da mola da caneta para aplicação.
** O Transportador é usado para se colocar refil de caneta de insulina, caso a insulina seja comprada nessa apresentação, para se tranportar a insulina para a ampola, através do adaptador.

http://injex.org/?q=node/6
Como funcionam?
Ao forçar a insulina através de um bocal muito fino, especialmente concebido, um jato de pressão elevada é produzido. Este jato é capaz de penetrar a pele sem a necessidade de uma agulha.

A abertura na extremidade da ampola é muito, muito pequena, mesmo em comparação com o que poderíamos considerar a pequena abertura em uma fina agulha de insulina.

No passado muitos jet injector usavam ar comprimido, atualmente os equipamentos modernos utiliziam molas para gerar a pressão necessária. Molas têm a vantagem de serem menores, leves, econômicas e duráveis, e não precisam de ser alimentadas com um cartucho externo de ar.

Para utilizar o dispositivo, a mola tem de ser comprimida (carregada) antes de cada uso. Isto é feito ou rodando a parte do dispositivo numa direcção para enrolar a mola para cima, ou utilizando o reset box, como no caso do Safe-injex.

Dor?
Como todos que tem diabetes sabem, a dor é uma coisa pessoal. Algumas pessoas têm um limiar de dor muito maior do que outras. Há quem ache as picadas no dedo extremamente dolorosas, enquanto outros não sentem nada. Isso parece ser o que acontece os jet injectors. Enquanto alguns não sentem a aplicação, em outros a aplicação pode provocar uma leve sensação de ardor.

www.educacaoemdiabetes.com.br/2012/03/21/aplicar-insulina-sem-agulha-agora-e-realidade-no-brasil/ 
Vantagens:
1. Não há necessidade de uso de agulha para a aplicação. Esse é um grande benefício para quem tem fobia a agulhas, ou que são simplesmente tem medo de usar agulhas, como acontecen com algumas crianças e seus pais, para não mencionar adultos. Naturalmente, também remove algumas preocupações relacionadas ao manuseio de agulhas.

2. Simples de usar.

3. Flexível. Elas podem ser usadas ​​com todas as marcas de insulina. E assim como em seringas, é possível fazer mistura de insulinas, de modo a eliminar a necessidade de injeções múltiplas.

4. Sem problemas de descarte de agulhas e seringas.

5. Sem agulha, remove o risco de picadas em uma pessoa que aplica insulina em alguém que é incapaz de fazê-lo por si mesmo.

6. Algumas pesquisas têm apontado que esse método de aplicação produz uma melhor distribuição de insulina no tecido subcutâneo. Com uma agulha da insulina forma uma piscina ao redor na ponta da agulha, e a absorção só tem lugar a partir da borda da piscina que se forma. Com um jet injecor a pressão faz com que a insulina penetre no tecido e seja espalhado no subcutâneo. Isto resulta em um líquido como a distribuição de insulina sobre uma maior área de tecido.

7. A insulina vai automaticamente para a profundidade correta, não há que se preocupar sobre o comprimento da agulha de usar, e não ocorrem injeções intra-musculares.

8. Velocidade de injeção. A partir do momento no qual o disparador da mola é pressionado, a injecção leva cerca de 300 milissegundos. Com uma seringa ou uma caneta, é necessário manter a agulha no lugar durante pelo menos 5 segundos, para prevenir o risco de volta de insulina através do local de aplicação.



Desvantagens:
1. Custo. Comparado com seringas o custo inicial destes dispositivos é elevado.

2. Hematomas. Assim como com o uso de agulhas, a aplicação da insulina, especialmente se em local ou técnica errada pode levar à formação de um pequena hematoma.

3. Há mais a fazer na preparação do injetor do que há em uma seringa ou caneta de aplicação, por isso leva mais tempo.

4. Os descartáveis ​​podem ser mais difíceis de encontrar. Se você viajar, terá que levar suprimentos suficientes, porque é provável que não será capaz de encontrar descartáveis para o seu injetor, especial em países estrangeiros.



6. Algumas pessoas não gostam do barulho que o jet injector faz quando aplica a insulina (liberação da mola).

Assim, caso você esteja interessado em um jet injector, procure se informar, conhecer o equipamento pessoalmente e falar com seu médico. 


Fontes:
http://www.diabetesexplained.com/insulin-jet-injector.html 

http://www.medscape.com/viewarticle/475130 

http://www.safeinject.com.br

Leia também:

Aplicação sem agulha... uma realidade que está para chegar...

Comentários

  1. Mark,

    A pergunta que mais escutamos atualmente na Doce Vida é se a aplicação com a Safe-Inject provoca dor. Você explicou perfeitamente como funciona o limiar da dor e que a dor é subjetiva. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Comfort In é indicado para aplicação de insulina, vacinas, hormônio do crescimento ou qualquer outro medicamento de base aquosa e absorção subcutânea, "SEM O USO DE AGULHA".

    Para saber mais a respeito do produto visualize a página www.facebook.com/ComfortIn.

    Site para compra do produto: http://www.injecaosemagulha.com.br/produtos.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos