INSULINA INALÁVEL, SERÁ QUE AGORA DARÁ CERTO?

Como muitos devem se lembrar há aproximadamente 5 anos, depois de decadas de expectativa, a Pfizer lançou e iniciou a comercialização no mundo todos da primeira insulina inalável. Chamava-se Exhubera. Muitos, apesar do alto custo dos bliters de pó de insulina e do tamanho do inalador, prontamente adquiriram a novidade. Porém, em poucos meses a empresa alegou não estar tendo o retorno financeiro esperado e retirou a novidade do mercado global. Outras empresas líderes em diabetes, como a Elli Lilly e a Novo Nordisk, que estavam desenvolvendo tecnologias semelhantes, cancelaram imediatamente suas pesquisas.
O sonho da insulina inalável parecia ter acabado. Contudo, durante o 70th Congresso da Associação Americana de Diabetes, em junho de 2010, pode-se ver que empresas menores continuam investindo nesse nicho de mercado que as gigantes do diabetes abriram mão.
Entre elas estão a Mannkind, que divulgou resultado de estudo de longo prazo (2 anos em pessoas com diabetes tipo 2), indicando que sua insulina inalável de ação ultra-rápida (assim como era a Exhubera) é eficaz e segura. A empresa relata ainda já ter realizado mais de 50 estudos com a insulina chamada Afrezza, em mais de 5.000 pessoas tanto com diabetes tipo 2, quanto com tipo 1. Em relação à Exhubera, o que chama a atenção é o design e tamanho diminuto do inalador.
Outra empresa, esta sediada nos Emirados Árabes, que investe em método menos invasivo de administração de insulina é a Generex Biotechnology. Diferente das demais, esta já está comercializando a insulina a Oral-Lyn em diversos países e se trata de uma insulina de absorção oral, ou melhor, ela não precisa ser inalada, já que é absorvida na própria boca. Apesar de o aplicador ser semelhante a uma bombinha de asma, as limitações principais dessa insulina são os altos custos e a dose muito baixa fornecida por cada puff (espirrada). Assim, aparentemente, trata-se de uma insulina mais adequada a pessoas com diabetes tipo 2, que precisam de poucas unidades de insulina ultra-rápida pré-refeição.
Então agora é esperar par ver se essas novas tecnologias se mostrarão realmente úteis e efetivas e, nesse caso, torcer para que cheguem logo ao Brasil.
Mais informações sobre a Afrezza: www.diabeteshealth.com
www.mannkindcorp.com
Mais informações sobre a Oral-Lyn: www.generex.com
Por Mark Barone
Originalmente publicado em: http://blog.adj.org.br/futuro/

Comentários

  1. Tenho um filho com diabetes tipo 1. Acompanho seu sofrimento há anos furando-se várias vezes ao dia, devido ao uso da insulina. Sua vida depende desta prática. Por favor, não deixem essa ideia morrer. A insulina inalável iria diminuir em muito o sofrimento dos diabéticos. Sua qualidade de vida daria um salto sem medidas! Apelo aos cientistas, aos laboratórios, aos Governos, às autoridades em geral, à população do planeta: vamos dar as mãos para construirmos um mundo melhor para os diabéticos. Ninguém sabe o dia de amanhã. Nunca soube de nenhum caso na minha família. Até meu filho nascer... Denise Pazito

    ResponderExcluir
  2. OLA TENHO 17 ANOS E JA TENHO DIABETES TIPO 1 DESDE DOS MEUS 6 ANINHOS OU SEJA A 11 ANOS E ESTA INSLINA IA MELHORAR MUITO O MEU DIA-A-DIA POR FAVOR NAO DEISEM ESSA IDEIA DE PARTE PESSOVOS POR MIM E POR TODOS OS DIABETICOS QUE SOFREM TAL COMO EU E O SOBRIMENTO E MUITO GRANDE QUE OS CIENTITAS E TUDA A COMUNIDADE CONTINUEM A TRABALHAR NESTA INSULINA MUITO OBRIGADO POR TUDO

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Eu tomava a Exubera e meu diabetes ficou mto bem controlado. Mas como não gerou lucros absurdos a Pfzer resolveu para de fabricar.
    Estou na esperança de que uma nova insulina seja comercializada, pois tenho diabetes há 21 anos (desde os 5) e não aguento mais essas picadas todos os dias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes