Sobre

Este Blog tem como objetivo divulgar textos do autor Dr. Mark Barone e seus convidados, e disponibilizar atualizações de seus livros "Tenho diabetes tipo 1, e agora?" e "Diabetes: conheça mais e viva melhor".

Deixe seus comentários! Sugira temas! Aproveite!



SOBRE O DR. MARK BARONE

Mark Thomaz Ugliara Barone, Doutor em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 10 anos de idade, em 1991, e desde 1999 desenvolve trabalhos de educação e pesquisas em diabetes. Em seu doutorado pesquisou a relação entre controle glicêmico e sono em pessoas com diabetes tipo 1. Como resultado, fez alguns achados e publicações a esse respeito (link).

Pós-graduou-se em educação e tratamento do diabetes: "Educando Educadores" (IDF-ADJ-SBD), o Advanced Clinical Postgraduate Course on the Management of Diabetes and its Complications (EASD-ADA-IDF), o Advanced Strategies for Diabetes Educators (IDC), a Formação de Educadores em Diabetes (UNIP),

Entre suas atividades atuais, destacam-se palestras e cursos, incluindo o premiado “Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes” de sua autoria, colaboração em acampamentos e associações de diabetes de diversos países, e pesquisas sobre educação em diabetes e melatonina em pessoas com diabetes tipo 1. Além disso, é faculty no Young Leaders in Diabetes Programme da IDF; é Colunista do site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); ministra aulas e palestras sobre diferentes temas relacionados às ciências, saúde, educação, e diabetes; escreve textos de divulgação e artigos científicos; e está lançando a 4a edição de seu primeiro livro, mas agora em espanhol ("Tengo diabetes tipo 1, y ahora?"), para toda a América Latina.


No passado, Mark representou o Brasil na Conferência para Jovens Líderes em Diabetes, Campo Amigo Internacional, em 2003, no Perú e em 2004 no Chile. Trabalhou em diversos acampamentos de educação em diabetes (Acampamento ADJ-UNIFESP-NR desde 2001, até hoje; Campo Amigo Perú, em 2003; Camp Joslin, em 2003 e 2004; Campo Amigo Ecuador, em 2004; Campamento da Fundación Paraguaya de Diabetes, em 2009; e ADUCamp, no Uruguai, em 2012). Coordenou o acampamento Encontro ADJJovem de 1999 a 2003.

Contato para palestras, treinamentos, artigos e atendimentos: markbarone@bol.com.br
Link para currículo Lattes completo.

Ministrando palestra no 20th World Diabetes Congress (International Diabetes Federation - IDF),  dezembro de 2009, Montreal, Canadá.

Comentários

  1. Parabéns Mark pelo livro, ficou sensacional! Gostei muito !

    ResponderExcluir
  2. Mark, parabéns pelo Blog. É sempre bom ficar antenado com as novidades do mercado.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Dr Mark Barone apresentamos o mesmo tempo de diagnóstico, espero ser pesquisadora na área de Educação em Diabetes, conheço há um bom tempo o seu trabalho. Parabéns !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes