Por Ayane Lopes de Carvalho
O aumento da tecnologia médica, tem levado à melhoria da aplicação de insulina. Atualmente encontramos no mercado diferentes tipos de seringas e agulhas (espessura e tamanhos diversos). Com tudo isso, temos que avaliar e escolher de forma consciente aquela que melhor se adapta às nossas necessidades. Existe, também, a caneta de aplicação de insulina, bastante pratica de usar. Além de não precisar de refrigeração, as canetas são mais segura no ajuste de dosagem e mais fáceis para o transporte. Por isso, os pais de crianças com diabetes optam pela caneta como melhor alternativa para a aplicação.
![]() |
www.bd.com/brasil/diabetes/page.aspx?cat=19152&id=63503 |
Em relação aos locais indicados para aplicar a insulina estão: abdômen (barriga), coxa (frente e lateral externa), braços (na região posterior, quatro dedos acima do cotovelo e abaixo do ombro, sem incluir o antebraço) e na parte superior e lateral das nádegas.
Existem três tipos de seringas e 5 de agulhas para aplicação insulina. Nas seringas, as de 30 e 50 unidades têm marcações/linhas a cada 1 unidade de insulina. Já nas de 100 unidades, cada linha marca 2 unidade de insulina. O tamanho das agulhas varia de 4 a 12 mm, passando por 5, 6 e 8 mm. Antigamente, as agulhas curtas eram recomendadas apenas para pessoas magras. Hoje, sabe-se que todas as pessoas podem usar agulhas curtas (a não ser que haja recomendação médica personalizada diferente) e que agulhas longas de 12 mm não são recomendadas para ninguém, pois podem levar a aplicação intramuscular da insulina.
Vale ressaltar que, apesar de haver recomendação do Ministério da Saúde para possível reuso de seringas e agulhas (Telessaúde Rio Grande do Sul, 2013), os fabricantes destacam que, por se tratarem de materiais descartáveis, seu reuso pode comprometer a terapia (BD, 2017).
Em relação ao descarte desses materiais, deve sempre ser feito em garrafas plásticas duras e resistentes ou, preferencialmente, em recipientes para descarte de perfurocortantes (distribuídos em postos de saúde e vendidos em farmácias). Nunca jogue agulhas e seringas em lixo comum, pois podem machucar quem recolhe o lixo e transmitir doenças infectocontagiosas. Leve os frascos de descarte ao posto de saúde mais próximo da sua residência, onde eles são encaminhados à incineração municipal.
Referências
BD. Disponível em: https://www.bd.com/resource.aspx?IDX=35535 Acesso em 15 de julho de 2017.
Telessaúde Rio Grande do Sul, 8 de agosto de 2013. Disponível em: http://aps.bvs.br/aps/quantas-vezes-podemos-reutilizar-uma-seringa-para-aplicacao-de-insulina/ Acesso em 15 de julho de 2017.
Ayane Lopes de Carvalho
8º Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes
ADJ Diabetes Brasil
Comentários
Postar um comentário