Pular para o conteúdo principal

Fim do Paciente: é hora de mudança!

Por Mark Barone, PhD

Pode parecer chocante o título, mas o conceito não é novo. O desafio é colocar em prática a transformação do paciente em um sujeito ativo, participante das decisões e ações relativas à sua saúde. Talvez, por isso, o termo ainda impere. Mesmo quando se põe o paciente em posição central de seus cuidados, nos diagramas que representam o conceito, ainda assim, aparece um indivíduo passivo, atendido por diferentes profissionais que fazem as escolhas por ele. No caso de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como o diabetes, as razões para essa preocupação são ainda maiores. Todos sabem que menos de 1% do tempo de quem vive com uma DCNT é despendido dentro de uma clínica, consultório ou hospital. Os outros mais de 99% do tempo se passam no trabalho, lazer, em casa, com a família, etc., ocasiões essas que demandam da pessoa com diabetes (DM), ou outra DCNT, uma postura ativa, com tomadas frequentes de decisão.


Nos últimos anos muito se tem discutido sobre a importância da inclusão do (im)paciente também em comitês decisórios sobre saúde coletiva, pesquisas clínicas, desenvolvimento de fármacos e equipamentos médicos. Afinal, quem será diretamente afetado por essas escolhas? O Brasil ainda não foi muito longe nesses aspectos. Ainda assim, deve-se lembrar que nos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, por exemplo, há o assento do representante dos usuários. Essa posição destina-se a ser ocupada por alguém em condições de participar das discussões para aprovação ou não de pesquisas, idealmente um “paciente” ativo e muito bem informado, pensando nas pessoas que se sujeitarão a elas.

Não bastassem os motivos apontados acima, em um recente artigo de opinião, Len Schlesinger e John Fox (2016) apresentam os custos como outro intrigante motivo para engajar e empoderar o “paciente”, tornando-o sujeito ativo, consciente de suas responsabilidades. Ainda em fase embrionária no Brasil, o modelo de remuneração por resultados em saúde (value-based healthcare/reimbursment, VBHC, em inglês) deixa de pagar por consultas e outros procedimento apenas por terem acontecido, e passa a acompanhar o desfecho e os resultados para então remunerar o prestador de serviço. Portanto, o pagamento dos profissionais de saúde, clínicas e hospitais passa a depender do que foi atingido. Um exemplo disso são serviços e profissionais de endocrinologia/diabetes nos EUA que recebem de acordo com a hemoglobina glicada dos seus pacientes. Por esse motivo, e sabendo que mais de 99% do tempo a pessoa com DCNT estará no comando, os autores propõem que se entenda sua dedicação (estimada em 2 horas por dia) como um trabalho que deve estar desenhado para que os melhores resultados sejam atingidos. Enfatizam que, para isso, no lugar de enxergar a pessoa de forma passiva, recebedora de cuidados, deve-se vê-la como ativa e produtora de seus próprios cuidados.

Outra vantagem, levantada pelos mesmos autores, é a redução de custos de saúde com a obtenção de melhores resultados. Para isso, sugerem medidas para motivar, engajar e facilitar a ação dos “pacientes”, incluindo: acesso à informação que precisam para seus cuidados, suporte de um sistema desenhado para ajudá-los a realizar efetivamente o trabalho, feedback e comunicação aberta, e conhecimento de responsabilidades e papéis claros. Recursos tecnológicos, como o uso de equipamentos médicos e aplicativos, são destacados; com o cuidado de  lembrar que podem sim tornar o trabalho mais fácil, mas não substituem o papel do usuário [nem o dos profissionais de saúde].

Portanto, quem sabe surja em breve um termo melhor para “paciente”, seja impaciente ou ativente, visto que o sucesso do tratamento, controle, auto-cuidado, manejo ou auto-manejo (prefiro os últimos 3 termos, no caso de DCNTs) desse indivíduo extrapola muito a fase de consulta ou internação (quando também ele não deve ter um papel paciente/passivo, se quisermos aumentar as chances de desfechos clínicos e econômicos positivos para todos). Concluindo em consonância com os autores do artigo: “é amplamente aceito que nunca alcançaremos o objetivo da Meta Tripla - reduzir os custos, melhorar a saúde da população e melhorar a experiência do paciente - sem colocar o paciente [de forma ativa] no centro de seus próprios cuidados”.

Referência
Schlesinger, L; Fox, J. Giving patients an active role in their health care. Harvard Business Reviews, 21 Nov, 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos