Você receberia células transplantadas de um porco?

O título deste artigo pode parecer loucura para muitos, mas é realidade. Muitos centros de pesquisas têm investigado a possibilidade de se transplantar células, e mesmo órgãos inteiros de animais (em especial de porcos), em humanos. Mas por quê? O principal motivo é muito simples, não há doações de órgãos suficientes para todos que precisam.


http://www.health.com/health/library/mdp/0,,zm6091,00.html

Esse tipo de procedimento se chama xenotransplante, e já está aprovado para ser executado no Russia a partir do próximo ano, como relatou o jornal The Sydney Morning Herald, de 10 de dezembro. As estimativas são de que o tratamento, com transplante de ilhotas de porcos especiais em seres humanos, inicialmente custe em torno de 150.000 dólares.


Pesquisas com o procedimento já foram realizadas em dois pacientes, que ficaram sem precisar tomar insulina por 8 meses. Porém, a grande vantagem relatada é que mesmo com a volta da necessidade de se aplicar insulina, em doses menores que antes do transplante, o risco de hipoglicemias assintomáticas desaparece, e auxilia a prevenir complicações crônicas.


Segundo o Professor Bob Elliott, especialista no procedimento, os custos com as complicações do diabetes são altíssimos, 90% do total do custo de tratamento durante a vida do indivíduo. Por isso preconiza que se deve investir em alternativas como essa, com potencial de reduzir os riscos de complicações crônicas.


Fonte: Animal-to-human transplant first

Comentários

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes