Pular para o conteúdo principal

Acampamento de Diabetes, uma estratégia educativa que deu certo

Você já participou de um acampamento de diabetes? Pois deveria. Os depoimentos dos que já participaram são sempre muito parecidos... "mudou a minha vida!!!"

Diferente do que se pode imaginar, os acampamentos de diabetes são, sobre tudo, acampamentos como os demais. Em que os jovens participam de atividades recreativas, esportivas e culturais e se divertem muito. Essa vivência em comunidade que o acampamento proporciona, por si só, favorece que o jovem se torne mais responsável, maduro e independente. Além disso, os amigos conquistados durante os dias do acampamento são, muitas vezes, para a vida toda.

No acampamento de diabetes a coisa não é diferente. O que tem a mais nesse tipo de acampamento é que todos os acampantes e a maioria dos monitores têm diabetes. Com isso, os jovens percebem que não são os únicos com diabetes e aprendem muito trocando experiências e ouvindo os que já tem mais anos de diabetes. Nos acampamentos de diabetes os jovens contam ainda com uma vasta equipe de saúde que está sempre disponível a tirar dúvidas, acompanhar os jovens e preparar, junto com os monitores, atividades educativas.

Veja abaixo depoimento de alguns jovens que participaram da 31a Temporada ADJ-UNIFESP-NR 2011, de 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2011. Veja ainda mais informações sobre os dias do acampamento clicando aqui.


Estou vindo pela primeira vez e estou achando nota 10 como as brincadeiras, as alimentações balanceadas, os profissionais, a tirolesa, o hover, a festa do Hawaii, a micareta, além de estar fazendo vários amigos. Quero voltar muitas mais vezes.
Rafael – 4M



É minha primeira vez e estou achando muito legal, pois é minha primeira viagem sem meus pais depois que descobri a diabetes.  Aqui aprendi a lidar com a diferença das pessoas e adorei a piscina e a micareta. Estou fazendo bastantes amizades.
Leticia – 4F



É minha segunda vez e esta cada vez melhor porque tem muita diversidade nas brincadeiras. Acho muito legal ter todos os profissionais e adoro a piscina, o teatro, o rali na lama e a festa. Reencontrei e fiz vários amigos.
Felipe – 3M


Esse lugar é muito legal e estou adorando, fiz muitas amigas e estou aprendendo muito com os profissionais que estão sempre por perto, tudo aqui é lindo.
Cauane – 5F

 
Estou vindo pela primeira vez ao NR e estou achando muito legal, aqui posso aprender sobre contagem de carboidratos e aplicação de insulina, todas as atividades são demais e a festa de ontem foi a melhor.
Pedro – 4M

 
É a minha quarta vez e sempre que venho aprendo coisas novas sobre o tratamento do Diabetes. Já conhecia muita gente aqui, tanto acampantes como monitores, e estou curtindo demais.
Geovane – 5M


Fonte: NR Acampamentos

Leia mais em:
Mais um acampamento...
Próximos Acampamentos de Diabetes na América Latina
Vídeos - Significado da participação no Acampamento ADJ-UNIFESP-NR para Jovens Acampantes e Monitores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos