5 MITOS ALIMENTARES DO DIABETES


Há muitos equívocos em relação à alimentação das pessoas com diabetes. Muitos acreditam que quem tem diabetes deve seguir uma dieta rigorosa, quando na realidade pode comer de tudo que uma pessoa sem diabetes come. Amy Campbell, MS, RD, LDN, CDE, nutricionista Joslin Diabetes Center e co-autor de “16 Mitos da “Dieta diabética”, desmistifica alguns mitos comuns sobre a alimentação para as pessoas com diabetes.
piramide
1. Pessoas com diabetes devem comer alimentos diferentes do resto da família.
Pessoas com diabetes podem comer os mesmos alimentos que o resto de sua família. Orientações nutricionais atuais para diabetes são muito flexíveis e oferecem muitas opções, permitindo que pessoas com diabetes comam seus alimentos favoritos e não se privem de alimentos associados a ocasiões especiais. Todo mundo, com diabetes ou não, deve comer uma dieta saudável, que consiste de frutas, legumes, grãos integrais, alimentos ricos em proteína magra e gorduras saudáveis para o coração. Então, se você tem diabetes, não há necessidade de cozinhar em separado de sua família.
2. Pessoas com diabetes não devem ceder aos desejos de comida.
Quase todo mundo tem desejos de comida em algum ponto, e as pessoas com diabetes não são exceção. Não é incomum para as pessoas com diabetes cortar todos os doces ou até restringir a alimentação a fim de perder peso. Por sua vez, o seu corpo, muitas vezes responde a essas mudanças drásticas através da criação de desejos. Nove em cada dez vezes, suas escolhas alimentares nessas situações tendem a ser por alimentos ricos em gordura e/ou açúcar.
A melhor maneira de lidar com os desejos de comida é tentar impedi-los, seguindo um plano alimentar saudável que permite que você ajuste doces ocasionalmente em seu plano alimentar. Se ocorrer uma vontade exacerbada, permita-se comer uma pequena porção do que tiver vontade. Ao fazer isso, você pode apreciar o sabor e evitar excessos mais tarde.
3. Pessoas com diabetes não devem comer alimentos ricos em amido, mesmo que contenham fibras, porque o amido eleva a glicose no sangue e faz você ganhar peso.
Alimentos ricos em amido (carboidrato complexo), tais como pão, macarrão, arroz e cereais, fornecem carboidratos, fonte de energia do corpo. Frutas, leite, iogurte e sobremesas contêm carboidratos também. Todo mundo precisa de carboidratos em sua dieta, mesmo as pessoas com diabetes. O ganho de peso ocorre quando você consome mais calorias do que queima. Então, se você comer muito de qualquer comida, você vai acabar ganhando peso. A chave é saber o quanto consumir dos diferentes grupos de alimentos, o que o ajudará a manter os níveis de glicose no sangue e a manter um peso saudável. Sempre que puder optar, escolha alimentos integrais e ricos em fibras para uma boa nutrição em geral.
4. Pessoas com diabetes não tem que se preocupar sobre comer gordura porque ele não tem muito efeito sobre a glicemia.
Gordura, encontradas em margarinas, queijos, óleos e molhos para salada, tem pouco efeito imediato sobre os níveis de glicose no sangue. No entanto, comer uma refeição rica em gorduras pode retardar a digestão e tornar mais difícil para a insulina trabalhar, causando um possível alto nível de glicose no sangue horas após sua refeição. Algumas gorduras pode aumentar o colesterol sanguíneo, aumentando o risco de ataque cardíaco ou derrame. Essas gorduras são chamadas de gordura saturada e gordura trans e devem ser limitadas, tanto quanto possível. Fontes de gordura saturada incluem: manteiga, a gordura das carnes, carne vermelha, queijos e leite integral. A gordura trans é encontrada em algumas margarinas, salgadinhos e fast foods. Além disso, a gordura é muito rica em calorias, se você está tentando perder peso deve limita-la.
5. Pessoas com diabetes devem sempre seguir uma dieta pobre em sódio.
Ter diabetes não significa que você tem que cortar o sal de sua dieta. No entanto, as pessoas com diabetes devem reduzir a ingestão de sódio, uma vez que são mais propensas a ter pressão arterial alta, uma das principais causas de doenças do coração. Alguns exemplos de alimentos elevados de sódio incluem:
■ sopa enlatada
■ vegetais enlatados
■ frios
■ molhos prontos para salada
■ alguns cereais
Mesmo se você não tiver pressão arterial elevada, não é uma má idéia diminuir a sua ingestão de sódio.
Traduzido e adaptado por Mark Barone
Fonte: Joslin Diabetes Center, 5 Common Food Myths for People with Diabetes Debunked.

Publicado originalmente em: 

Comentários

  1. Muito bom!Diabético é "normal",apesar de muitos não acharem,inclusive nós mesmos,que temos diabetes!Na verdade,quem é normal????

    ResponderExcluir
  2. Diabetes is the fastest growing long term disease that affects millions of people worldwide.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes