Contagem de Carboidratos, uma opção inteligente para se alimentar

Em pesquisa publicada na revista científica "Diabetes Care" pesquisadores italianos estudaram o efeito de contagem de carboidratos no controle glicêmico e na qualidade de vida de 61 adultos com diabetes tipo 1, usuários de bomba de insulina. Os pacientes foram aleatoriamente divididos. Em um dos grupos as pessoas aprenderam a fazer contagem de carboidratos, e no outro a dose de insulina pré-refeição era estimada da forma habitual. Foram comparados os dados do início da pesquisa, com os obtidos depois de 12 e depois de 24 semanas.
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/beleza/excesso-de-carboidratos-aumenta-a-gordura-corporal/
O grupo que aprendeu a fazer contagem de carboidratos apresentou melhora da qualidade de vida, através da pontuação na Escala de Qualidade de Vida para Diabetes (DSQOLS) relacionada a restrições alimentares. Além disso obteve também redução índice de massa corpórea (IMC) e da medida de circunferência abdominalNão houve mudanças observadas na HbA1c, glicemia de jejum, dose diária de insulina, e episódios de hipoglicemia. Os pesquisadores concluíram que a contagem de carboidratos é segura e pode melhorar a qualidade de vida de pessoas adultas com diabetes tipo 1 que usam bomba de insulina.


Apesar de a pesquisa ter sido feita apenas com usuários de bomba de insulina, já sabemos que a contagem de carboidratos é uma técnica que facilita a manutenção de um bom controle, além de permitir uma maior flexibilidade alimentar para pessoas com diabetes em geral. Fale com seu médico e nutricionista a respeito!

Consulte os manuais de contagem de carboidratos abaixo para mais informações sobre o uso adequado dessa técnica.
Manual da Sociedade Brasileira de Diabetes SBD
Manual de Contagem de Carboidratos do Centro de Diabetes de BH

Leia também: Comer... Mas quando tomar a insulina?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes