Na correria do dia a dia nos esquecemos de comentar o que está sendo bem feito, e nos preocupamos em excesso com possíveis problemas. Para quem tem diabetes, cuidar do controle da glicemia, levando em conta tudo o que pode influencia-lo, não é sempre fácil. Mas quem está ao redor (parentes, amigos, namorado(a)) pode contribuir. Mas como? Agindo como "policial"? NÃO!!!
http://thepoordiabetic.com/diabetes-awareness/ |
O Behavioral Diabetes Institute, ONG dos EUA, preocupou-se exatamente com isso, e tem dois materiais publicados muito interessantes. Um deles é o "Etiqueta para os pais de adolescentes que têm diabetes", e o outro o "Etiqueta para quem não tem diabetes".
As dicas nesses dois materiais valem a pena! Tanto para você que convive com alguém que tem diabetes quanto para você que tem diabetes e quer passar as dicas aos seus familiares e amigos! Algumas das dicas mais interessantes (detalhadas nos materiais) são:
- Não seja o policial da comida! Nem todas minhas escolhas alimentares serão como você gostaria que fossem.
- Não ofereça sugestões não solicitadas sobre alimentação e outros aspectos do diabetes!
- Não me conte histórias horrorosas ligadas ao diabetes!
- Ninguém com diabetes consegue ter a glicemia perfeita o tempo todo! Não se apavore ou faça comentários quando eu tiver uma hiperglicemia.
- Reconheça (e elogie) quando eu fizer a coisa certa! Não só quando fizer algo errado.
- Ofereça seu carinho e suporte.
- Tente entender o diabetes do meu ponto de vista.
Portanto, a mensagem é clara. É possível sim ter uma influência positiva na vida de alguém que você quer bem e que tem diabetes. Mas, para isso, procure identificar o que distancia e desmotiva e invista no que aproxima e motiva essa pessoa!
Leia também:
Comentários
Postar um comentário