Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Você já deve estar muito acostumado a fazer exame de sangue para dosar a Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c). Este exame tem como objetivo detectar a quantidade de glicose associada a uma parte da hemoglobina (proteína transportadora de oxigênio, presente na hemácias ou glóbulos vermelhos do seu sangue). Como seu médico deve ter explicado, a hemoglobina glicada mostra como esteve o controle da sua glicemia durante os últimos 2 a 3 meses. O que quer dizer que é uma média da sua glicemia durante esse período. Por esse motivo os médicos, em geral, pedem que o exame seja feito a cada 3 ou a cada 6 meses, para saber se o controle está em média bom, ou se precisa ser melhorado. A maioria das recomendações para adultos com diabetes são de que se mantenha a A1C abaixo de 6,5% ou 7%, desde que para isso a pessoa não se esteja correndo riscos, especialmente de hipoglicemia severa.*

Hemácias - células vermelhas do sangue, onde se encontra a hemoglobina. 
Mas a novidade é que a Hemoglobina Glicada, a partir de agora, passa a ser aceita como um exame para o diagnóstico do diabetes. A Associação Americana de Diabetes recomenda que o diagnóstico de diabetes pode ser feito quando o nível de A1C for superior a 6,5%, e que valores entre 5,7% e 6,4% sejam considerados indicativos no diagnóstico de pré-diabetes. As principais vantagens de se usar a A1C para o diagnóstico do diabetes é que ela pode ser dosada a qualquer hora do dia, sem necessidade de jejum prévio; não há nenhum preparo específico, nem nada que tenha que ser ingerido antes da coleta. Por outro lado, o exame de A1C ainda é caro, se comparado à dosagem de glicemia; não é adequada para pessoas com alguns tipos de anemia; e, em alguns lugares do mundo, os valores de referência da A1C ainda não estão padronizados. 

De qualquer forma, a A1C continua a ser uma grande aliada para o acompanhamento do controle do diabetes, e se torna também uma alternativa para o diagnóstico.

* Mais informações a esse respeito podem ser encontradas no livro "Tenho diabetes tipo 1, e agora?".

Leia também:

Por que a Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) é tão importante?

Comentários

  1. Meu exame consta HbA1= 7,4 e HbF= 0,4 Pergunto: Estou com Diabete tipo 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse valor é aconselhavel procurar um médico.Provalvelmente sim.

      Excluir
  2. Caro(a) Sr(a),
    O exame HbA1c é usado atualmente tanto para acompanhar o controle de todos os tipos de diabetes (http://tenhodiabetestipo1eagora.blogspot.com.br/2013/10/qual-o-seu-tipo-de-diabetes-tipo-1-tipo.html), quanto para diagnosticar diabetes. Apenas com o resultado do exame é impossível dizer de qual tipo de diabetes se trata. Informações em relação ao tipo de diabetes e adequação do controle só podem ser respondidas com precisão pelo próprio médico que o acompanha e, por isso, tem muito mais informações a seu respeito.

    ResponderExcluir
  3. meu exame AIC deu 5,7% e a glicemia glicada 116.9 isso e bom ou ruim, pode se considerar pre_diabetico.

    ResponderExcluir
  4. Meu exame costa HBA1C,5,8,estou diabética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta! Mesmo os parâmetros da American Diabetes Association, que consideram a Hemoglobina Glicada como exame para se fazer o diagnóstico exige que haja também evidências clínicas (sintomas claros) ou que um segundo exame seja feito para. Portanto, com apenas um resultado não é possível responder.
      Além disso, é importante verificar que entre 5,7 e 6,4%, se confirmado em um segundo exame, trata-se de pré-diabetes, uma condição com chances aumentadas para o desenvolvimento do diabetes, mas que, muitas vezes, pode ser revertida com mudança de hábitos (alimentação, atividade física, sono de qualidade, etc.).

      Excluir
  5. minha emogloblina glicada deu 6,4 em um exame feito em janeiro.
    nunca fui diabete
    sempre quando tiro pela manhã em jejum da 105 ou menos.
    só que eu estou engordando muito porque tomo medicamento depressivos. e o que faço. preciso deixar de tomar esses medicamentos. antes eu ja paesava 84 kilos e ha um ano que tomo peguei esses 11 kilos passei para 95. n sei o que fazer estou dessesperada;eu estou diabetica ou não. quando posso fazer outro exame de sangue.agradeço e quero resposta sandra. tomo velafacina 75
    e a noite tomo rivoltril 2 grs

    ResponderExcluir
  6. Sempre quando viu fazer exame de sangue minha, glicose sempre dá 104,105 eu realmente sou diabética,minha glicose nunca mudou desde que eu tinha 16 anos que não passa disso?

    ResponderExcluir
  7. Fui diagnosticado com diabetes tipo 2 a hemoglobina glicada deu 212 as demais normais, 5% e 104 Existe possibilidade de reversão destes resultados?
    Grato,
    Gilberto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?