Agulhas de insulina se tornarão invisíveis?

Não há como negar a enorme evolução dos equipamentos médicos para controle do diabetes. Em termos de seringas e agulhas então, nem se fala. Há 30 anos as seringas eram de vidro, as agulhas muito mais grossas, e tinham que ser fervidas e até afiadas para reuso. Hoje é impossível imaginar seringas não descartáveis. As agulhas são muito mais finas, curtas, com a terminação sem irregularidades e são envoltas em filme lubrificante de silicone, para facilitar ainda mais a penetração na pele. Mas, mesmo assim, sempre há espaço para melhorias... e em junho de 2010 a líder mundial na fabricação de agulhas e seringas de insulina, BD, apresentou no Congresso da American Diabetes Association uma novidade que chamou a atenção de muita gente. Uma agulha para caneta de insulina ainda menor e mais fina que a menor disponível no mercado até então (com apenas 4 mm). Hoje, diferentes fabricantes já produzem agulhas desse mesmo comprimento (4 mm). E tem mais, segundo pesquisas, essa agulha pode ser usada por qualquer pessoa com diabetes, além de reduzir o risco de aplicação errada que acaba atingindo o músculo.

www.bd.com/us/diabetes/page.aspx?cat=7002&id=32521

Segundo estudo publicado na revista médica Current Medical Research & Opinion, em abril de 2010, a agulha de 4mm é mais indolor na opinião da maioria dos participantes da pesquisa, que a preferiram, e o controle do diabetes de quem usou a nova agulha foi tão bom quanto o de quem usou agulhas de 5mm ou 8mm. De qualquer forma, no próprio artigo se admite que mais estudos ainda precisam ser realizados para confirmar que qualquer pessoa se beneficiará da mesma forma usando a agulha de 4mm.
http://challengediabetes.diabetech.net/2007/05/30/lancing-can-be-nearly-pain-free-or-painful/
Para quem tem diabetes, o contínuo avanço da tecnologia médica deve ser comemorado. Enquanto não se descobre a cura, o bom controle do diabetes vai se tornando mais possível! Que o diga quem ficou com diabetes há 30 anos ou mais.

E se estiver interessado em testar novos equipamentos, agulhas, etc., não esqueça de antes falar com seu médico e educador em diabetes.

Mais informações em:
ADA 2010 - Novidades no tratamento do diabetes
BD Ultra-Fine™ Nano Pen Needle

Leia também:
Aplicação sem agulha... uma realidade que está para chegar...Vantagens e Desvantagens dos Aplicadores Sem AgulhaDicas úteis para aplicação de insulinaBombas de Insulina com + RecursosINSULINA INALÁVEL, SERÁ QUE AGORA DARÁ CERTO?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?