Já imaginou ser Acompanhado pelo seu Médico e Nutricionista através da Internet?

A telemedicina é uma realidade. Conforme publicado no jornal O Estado de S.Paulo: "médicos já identificam até AVC [acidente vascular cerebral] através da internet". Segundo a matéria, médicos não-especialistas, em hospitais menores e/ou afastados, podem contar com a segunda opinião de um médico especialista de um hospital de referência, de plantão em uma central. Além disso, de acordo com outra matéria do mesmo jornal, "smartphones ganharão destaque em serviços de saúde". Mas o que isso tem a ver com diabetes? Além do fato de pessoas com diabetes terem aproximadamente 2 vezes mais chances de AVC que pessoas sem diabetes, há, atualmente, uma série de apps e aplicativos de telemedicina que facilitam o tratamento de quem tem diabetes.

www.gliconline.net

Um dos principais, o GlicOnline, foi desenvolvido no Brasil pela Dra. Karla Melo e sua equipe, que além de endrocrinologista e PhD tem diabetes tipo 1 desde a infância. Atualmente milhares de pessoas com diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, beneficiam-se com o uso desse aplicativo de telemedicina. O que há de especial no GlicOnline é que ele permite que o paciente receba alertas na hora certa através de seu Smartphone, atualize informações de glicemia, por exemplo, e, também,  seja orientado quanto à quantidade de insulina a ser administrada de acordo com o horário, a glicemia e a quantidade de carboidrato a ser ingerida. O mais interessante é o fato de não se tratar apenas de um programa com orientações genéricas, já que os dados colocados no Smartphone pelo paciente são visualizados pelo médico e/ou nutricionista através da internet. E, estes, podem modificar/atualizar as orientações que o programa passará através do Smartphone ao paciente. 



Em inglês também há uma série de aplicativos que auxiliam no controle do diabetes, conforme publicação do Centro de Excelência em Diabetes da Universidade da Flórida: http://diabetes.ufl.edu/my-diabetes/diabetes-resources/diabetes-apps/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes