Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?


Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic. Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo.

www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery

  1. Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba).
  2. A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana.
  3. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las quando viajar (cheque também se a pilha não acabou ou está no final antes de sair de casa).
  4. Verifique se a bomba está funcionando (religou) após trocar a pilha (eventualmente a pilha colocada por engano não estava nova e a bomba não religa).
  5. Nunca use pilhas recarregáveis ou de carbono, zinco ou lítio (as pilhas sempre devem estar novas e ser alcalinas AAA).
  6. E sobre a recomendação de se usar pilhas da marca Energizer®? Como essa é a questão mais polêmica, deixamos para discutir mais a fundo abaixo. 

No primeiro artigo que consultamos, a recomendação é clara "pode ser usada pilha alcalina de qualquer marca, mas a Energizer® é recomendada para melhor performance".

Contudo, como muitos questionaram tal recomendação, buscamos em outras publicações da  empresa e entramos em contato com a gerência da empresa no Brasil. E...

A orientação se manteve! Vejamos as explicações abaixo:

  • No site da Medtronic dos EUA, não é citada a pilha Energizer®. É dito apenas que deve ser usada pilha alcalina nova, tamanho AAA.
  • Nos manuais dos sistemas Paradigma Real Time e 530G (chamada Veo no Brasil) aparece a frase "Extra AAA alkaline batteries (Energizer® brand is recommended)". Portanto, mais uma vez é necessário que se use pilha alcalina AAA e Energizer aparece como recomendação por essa marca.
  • Em dois outras sites da Medtronic aparece a explicação do motivo da recomendação, da seguinte forma: os equipamentos foram testados com Energizer® alcalina AAA. Por isso, conhece-se bem a duração dessa pilha nas bombas Medtronic (previsibilidade de duração e de aviso no momento em que a pilha está no fim).
  • A gerência da Medtronic Diabetes no Brasil também não manifestou nenhuma diferença das orientações quanto ao uso de pilhas nas bombas comercializadas no país.
www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery


Portanto, não aparece "proibição em se usar pilha alcalina AAA de outra marca", mas sim sugestão de uso da marca Energizer®. E, assim como mencionado acima, o mais fundamental é usar somente pilhas alcalinas AAA (e nada de pilhas recarregáveis!). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?