3 formas de evitar Sérias Complicações do Diabetes

Os rins desempenham um papel importante na sua saúde e bem-estar, filtrando os resíduos e líquidos em excesso de seu sangue. Quando os rins não funcionam bem, há necessidade de fazer diálise - filtragem de seu sangue por uma máquina - ou mesmo transplante de rim.

www.kidneyabc.com/diabetic-nephropathy/

Quem tem diabetes, tem risco aumentado para desenvolver doença renal. Altos níveis de glicose no sangue pode danificar os vasos sanguíneos dos rins. Quando esses minúsculos vasos são prejudicados, os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue adequadamente. Isso pode levar ao excesso de proteína na urina e ao acúmulo de resíduos no sangue.

O diabetes é a principal causa de insuficiência renal, sendo responsável por 44% dos novos casos de doença renal, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos (NIDDK).

Embora as pessoas com diabetes sejam mais propensas à doença renal, você pode reduzir o risco de desenvolver essa complicação.

  1. Mantenha um bom controle da glicemia: controlar seus níveis de glicose no sangue pode prevenir muitas complicações da diabetes. Para ajudar a combater a doença renal, procure manter sua Hemoglobina Glicada (A1C) abaixo de 7%, ou outro valor indicado pelo seu médico.
  2. Controle sua pressão arterial: pressão arterial elevada também pode prejudicar os vasos sanguíneos nos rins. Mantenha a pressão arterial abaixo de 140/90 e, preferencialmente, até 130/80 para os jovens, e aqueles com indicação de doença renal, como recomenda a equipe da Joslin.
  3. Não fume. Se você já fuma, faça planos para paras. A nicotina estreita e restringe os vasos sanguíneos, o diabetes faz a mesma coisa. Quando somados, os efeitos negativos sobre o sistema vascular são dobrados!

Lembre-se, você não pode mudar o fato de ter diabetes, mas pode evitar danos causados ​pelo descontrole da glicemia, pressão alta e nicotina.

www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/esp_imagepages/19713.htm

No Contro de Diabetes Joslin recomenda-se que as pessoas com diabetes façam duas vezes ao ano exames para ajudar a detectar sinais precoces de doença renal, que são os seguintes:

  • Microalbuminúria: este exame monitora o excesso de proteína na urina, uma condição conhecida como microalbuminúria. Um nível normal de albumina na urina é inferior a 30 miligramas. Qualquer valor acima desse nível é um sinal precoce da doença renal. 
  • Taxa de filtração glomerular (TFG): é um teste simples e eficaz que mede os níveis de creatinina no sangue. Se a sua função renal diminui, seus níveis de creatinina aumentam. Ao medir rotineiramente sua taxa de filtração glomerular, seu médico pode ver quão eficientemente os seus rins estão filtrando o sangue (um importante indicador de funcionamento dos rins).

Pergunte ao seu médico sobre esses dois exames. Se os resultados forem anormais, recomenda-se repetição dos testes após um mês.

Enquanto pessoas com diabetes apresentam alto risco para doença renal, exame anual e tratamento agressivo pode reduzir significativamente qualquer declínio da função renal e reduzir o risco de desenvolver doença renal.


Traduzido e adaptado por Mark Barone

Fonte: Stanton, Robert. 3 Ways to Avoid a Serious Diabetes Complication. Speking of Diabetes, Joslin Diabetes Center. Disponível em: http://blog.joslin.org/2015/06/3-ways-to-avoid-a-serious-diabetes-complication/ Acesso em 04/06/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes