Diabetes é Tema do Dia Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde, OMS, seleciona anualmente um tema para o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde

Diante da devastadora epidemia de diabetes que hoje afeta o mundo (mais de 400 milhões de pessoas com diabetes, o que seria suficiente para formar o 3º maior país), pela primeira vez a Organização Mundial da Saúde instituiu o diabetes como foco das campanhas de 2016.

http://blog.adj.org.br/ampanha-de-prevencao-do-diabetes-no-terminal-emtu-do-jabaquara-em-sao-paulo/

O objetivo da OMS é gerar o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá descrever as consequências do diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva da doença.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes – IDF, 1 em cada 11 adultos tem diabetes, sendo que metade deles ainda não foi diagnosticada e só descobre quando já está com complicações causadas pela falta de controle da condição, como cegueira ou amputação. O resultado disso é o óbito precoce de mais de 5 milhões de pessoas por ano no mundo (maior que a soma do número de mortes por AIDS, malária e tuberculose).

Ainda segundo a IDF, 12% das despesas de saúde no mundo são consumida pelo diabetes, o equivalente a 673 bilhões de dólares.

www.fundaciondiabetes.org/general/articulo/162/la-diabetes-tema-central-del-dia-mundial-de-la-salud-2016

E mais... O diabetes não afeta somente a população adulta. São 542.000 crianças com diabetes tipo 1 em todo o mundo. No Brasil são mais de 14 milhões de pessoas com diabetes, incluindo mais de 30.000 crianças menores de 15 anos.

Por isso, o diabetes merece toda a atenção!

É preciso que exista engajamento do poder público, entidades, empresas e de toda a população, para que se fale, informe e alerte mais sobre o diabetes. E, como consequência, frear o crescimento dessa epidemia (70% dos casos de diabetes tipo 2 poderiam ser evitados) e reduzir o gasto de recursos com o tratamento das comorbidades e a perda de vidas que poderiam ser preservadas com a atenção necessária.

www.fundaciondiabetes.org/general/articulo/162/la-diabetes-tema-central-del-dia-mundial-de-la-salud-2016

É preciso investir em prevenção e em tratamento adequado! E, com isso, salvar vidas!



Adaptado de: Leoni, Debora Gisele. Dia Mundial da Saúde - ADJ Realiza Testes Gratuitos no Terminal Jabaquara EMTU. Disponível em: http://adj.org.br/leitura-conteudo/00000611/M00003 Acesso em 7 de abril de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes