Por muitas vezes nos perguntamos se há algum problema em ter diabetes, e quais as consequências disso no ambiente de trabalho, escola, universidade e nos círculos sociais: “como as pessoas vão reagir ao saber que tenho diabetes?” Infelizmente o grande parte das pessoas não tem informação a respeito e acredita que o diabetes é um fator que pode comprometer seu rendimento.
![]() |
www.healthline.com/diabetesmine/diabetes-discrimination-work#1 |
Ter diabetes não influencia nas capacidades e competências de ninguém. A pessoa com diabetes não está impedida de realizar quaisquer tarefas, sendo tão capaz quanto uma pessoa sem essa condição de saúde. Para que não haja problemas, a pessoa com diabetes deve ter educação em diabetes e um bom controle.
Nos Estados Unidos é proibida a discriminação contra pessoas com diabetes desde 1990, em respeito ao American With Disability Act. Ainda assim, os empregadores americanos usam, muitas vezes, o diabetes como critério de qualificação (ou desqualificação). A RNPD (Fucs, 2015) aponta a existência no Brasil de leis no âmbito federal e estadual que proíbem discriminação no trabalho e que garantem à pessoa com diabetes acesso a concursos públicos. O site Médicos de Portugal destaca que neste país a discriminação vem desde o acesso de crianças com diabetes às creches e escolas pré-primárias, passando pela exclusão de atividades desportivas e viagens escolares, até na obtenção de empréstimos bancários e mesmo no acesso ao emprego, em certas profissões.
![]() |
http://juntos.com.vc/pt/campdiabetesbrasil |
Como forma de diminuir a discriminação, podemos tomar algumas atitudes, como orientar seus companheiros de trabalho sobre o que é diabetes e como agir em algumas situações de emergência. Também contamos com o apoio de instituições como a ADJ (ADJ DIABETES BRASIL) e a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) entre muitas outras que trabalham na divulgação de informações.
Portanto a pessoa com diabetes tem uma condição de saúde que não se enquadra na definição de deficiência. Não existe uma incapacidade para realizar tarefas, a menos que a pessoa tenha um mau controle do diabetes ou alguma complicação. O que existe é falta de informação para o público em geral. A discriminação ainda é uma realidade e precisa ser combatida, sendo a principal arma a educação em diabetes.
Bruna Talita Alves Patricio
Psicóloga
Jovem Líder em Diabetes ADJ
Bibliografia
- Garcia, Andreia. Diabéticos são discriminados em Portugal. Disponível em
http://medicosdeportugal.sapo.pt/utentes/diabetes/diabeticos_sao_discriminados_em_portugal . Acesso em: 29/12/2015.
- Cury, Daidone & Tavares Advocacia. Discriminação e diabetes. São Paulo. 2004.
http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=2385 Acesso em: 29/12/2015.
- Site Tiabeth. Evitando a discriminação e o estigma do diabetes no trabalho. Disponível em:
http://www.tiabeth.com/tiabeth/wp/artigos/2014/07/11/evitando-a-discriminacao-e-o-estigma-da-diabetes-no-trabalho/. Acesso em: 29/12/2015.
- Fucs, Ione. Leis proíbem discriminação no trabalho. Disponível em:
http://www.rnpd.org.br/site/internas.asp?area=61&id=66. Acesso em: 29/12/2015.
- Site 365saude. O Disability americana para o diabetes. Disponível em:
http://www.365saude.com.br/pt-conditions-treatments/pt-diabetes/1009034756.html. Acesso em: 29/12/2015.
Muito interessante o texto, mas já ouvi falar de profissões em que o próprio edital afirma que se for portador de diabetes não pode exercer a profissão, como motoristas ou pilotos. Isso não seria um tipo de discriminação já que com um bom controle dá sim para dirigir? Parabéns pelo texto!
ResponderExcluir