Pular para o conteúdo principal

Diabetes e Atividades Físicas: Benefícios e Riscos

Yasmin H. Ammar

Já ouvimos que pessoas com diabetes não podem praticar nenhum tipo de exercício ou atividade física. Porém, muitos não sabem que isso é um mito! De acordo com endocrinologistas de todo o país, a prática esportiva é benéfica para todas as pessoas, inclusive para aquelas com diabetes. Além de auxiliar no controle glicêmico, exercícios físicos ajudam a manter o peso adequado e melhoram os níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial, assim como outros diversos benefícios. Portanto, o exercício físico, junto com uma alimentação balanceada, é nosso grande aliado.

Grupo Nova Equipe, treinador Emerson Bisan (DM1)
Objetivo: reunir pessoas com diabetes através do esporte
Ter diabetes não nos priva de fazer nada! Um exemplo disso são atletas como: Alexei Angelo Caio e Marcello Bellon (alpinistas e corredores), Emerson Bisan e Carla Prisco (ultramaratonistas), Gary Hall Jr (um dos grandes velocistas da história da natação, com 5 medalhas de ouro em Olimpiadas), Charlie Kimbal (primeiro insulino-dependente a ganhar uma prova de Formula Indy), assim como outros atletas que mostram que são mais fortes que o diabetes e que podem controlá-lo.

Se você estiver se perguntando "qual a melhor atividade física para o bom controle do meu diabetes?", saiba que você pode fazer qualquer atividade, não há uma melhor do que a outra, o que importa é fazer o exercício que goste! Lembrando que sempre se deve falar com seu médico a respeito e tomar os cuidados necessários antes das atividade para evitar hipo e hiperglicemias e problemas futuros. E um aviso importante para pessoas que já possuem complicações do diabetes (neuropatia, retinopatia e nefropatia): procure um profissional de educação física especialista em diabetes, pois atividades físicas mal orientadas podem agravar as complicações!

A fim de tratar eventos inesperados, é indispensável sempre carregar correções para hipoglicemia (balas mastigáveis, gel de carboidrato e etc.), assim como glicosímetro, insulinas e carteirinha de identificação. Em caso de uma hipo ou hiperglicemia severa, na qual não conseguimos corrigir a glicemia sozinhos, tendo a carteirinha de identificação permitirá que a pessoa que está prestando auxilio saiba o que fazer. Qualquer sinal/sintoma diferente vale a pena uma parada para checar a glicemia, especialmente: suor excessivo, palpitações, tremores, confusão, sonolência, falta de coordenação, náuseas e dor de cabeça (frequentemente relacionados à hipoglicemia) ou sede, inquietação, nervosismo, cãibras, visão turva, dor abdominal e aumento de diurese (mais característicos da hiperglicemia).

Além do profissional médico e/ou de educação física, podemos contar com a ajuda de instituições como a ADJ (ADJ DIABETES BRASIL) e a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes). E lembre-se... a atividade física é um dos nossos maiores aliados para o controle do diabetes!

Yasmin H. Ammar
8º Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes
ADJ Diabetes Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos