Novo estudo sugere que as adolescentes que têm ciclo menstrual irregular são mais propensas a estar acima do peso ou obesas e apresentam sinais de alerta precoce para o desenvolvimento de diabetes e doença cardíaca.
http://devestidobranco.blogspot.com/ |
Embora a ligação entre o ciclo irregular e doenças cardíacas e diabetes já estivesse bem estabelecida em mulheres mais velhas, a nova descoberta sugere que os médicos podem ser capazes de identificar esse risco muito mais cedo - e tentar fazer algo a respeito.
Segundo o Dr. Charles Glueck, co-autor do estudo e médico do Hospital Judaico de Cincinnati, é um engano se preocupar com a estabilidade do ciclo menstrual só anos após a menarca. Segundo ele, não é normal muitos ciclos menstruais irregulares mesmo durante a adolescência.
Ele e seus colegas acompanharam 370 mulheres a partir de 14 anos. Os autores definiram como ciclos menstruais irregulares com duração superior a 42 dias.
Ele e seus colegas acompanharam 370 mulheres a partir de 14 anos. Os autores definiram como ciclos menstruais irregulares com duração superior a 42 dias.
Entre 14 e 19 anos, 269 das meninas relataram ciclos regulares em cada visita anual. Outra 74 tiveram apenas um relato de um ciclo irregular, 19 meninas apresentaram dois relatos, e oito disseram que tinha tido três ou mais ciclos irregulares.
Os resultados, publicados na revista Fertility and Sterility, mostram que as meninas com a maioria dos relatos de ciclos menstruais irregulares já eram mais pesadas do que outras aos 14 anos, e ganharam mais peso e centímetros de cintura durante o estudo.
Aos 25 anos de idade as meninas que haviam relatado mais ciclos irregulares tinham um IMC médio de 37,8, indicando obesidade severa, e níveis aumentados de glicose e insulina no sangue.
Os resultados do estudo indicam que ciclos menstruais irregulares podem ser um aviso de que o metabolismo do corpo não está funcionando tão bem quanto deveria. Glueck disse que as meninas com ciclos menstruais irregulares devem "levantar bandeiras" para os médicos, que também podem intervir com medidas de prevenção precoce contra o diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardíacas.
Para quem tem diabetes tipo 1, vale a pena prestar atenção da mesma forma. Como os ciclos menstruais irregulares estão ligados a aumento do açúcar no sangue, obesidade e doenças cardíacas, aí estão três coisas que podem comprometer o bom controle e a qualidade de vida de quem tem diabetes do tipo 1. Portanto, percebeu algo diferente, fale com seu médico!
Fonte:
Comentários
Postar um comentário