![]() |
www.psicologiaeciencia.com.br/como-lidar-com-os-filhos/ |
Segundo os especialistas, uma em cada 700 crianças tem diabetes tipo 1. O diabetes se não controlado adequadamente pode levar a consequências graves no futuro. Portanto, o controle é necessário para prevenir complicações a longo prazo.
Os pesquisadores analisaram 252 famílias de seis em seis meses, durante três anos. A novidade foi encontrar uma correlação direta entre o nível de envolvimento dos pais com o pré-adolescente e a saúde do mesmo.
"Nosso trabalho revelou que, embora o adolescente possa fazer as tarefas de gerenciamento do diabetes, quanto mais os pais estão envolvidos, melhor é a adesão do adolescente ao tratamento (controle)", disse a professora de psicologia Cindy Berg.
Quando as crianças crescem, começam a ter mais responsabilidades no controle do diabetes. Berg diz que os adolescentes tendem a esquecer seu material para controle da glicemia. Porém, quando os pais são mais vigilantes, a criança torna-se mais diligente.
Um outro achado especial foi o que o pai tem um papel muito importante. "O envolvimento do papai parece ser muito benéfico para a gestão da condição crônica pelo adolescente", disse Berg.
Leia também:
Leia também:
Comentários
Postar um comentário