www.walterminicucci.com.br/apneia-obstrutiva-do-sono/ |
Em estudo com 231 pessoas com diabetes tipo 2, 149 apresentavam apnéia obstrutiva. A apnéia obstrutiva é o distúrbio respiratório do sono mais comum, aquele em que a pessoa durante a noite tem paradas respiratórias durante alguns segundos. Neste estudo se verificou que 48% dos que tinham a apnéia apresentavam retinopatia severa, enquanto menos da metade dos que não tinham (20%) apresentavam esta complicação.
Num segundo estudo, com numero semelhante de participantes (230 total com DM2, sendo 148 com apnéia obstrutiva), detectou-se neuropatia (complicação nos nervos) em 60% dos que apresentavam apnéia em comparação a 22% dos que não apresentavam este distúrbio do sono.
Muito já se sabe sobre as consequências dos distúrbios do sono para quem tem e para quem não tem diabetes. E não precisam ser distúrbios respiratórios como a apnéia, mesmo a má qualidade e a privação do sono (portanto dormir mal, ou menos que o necessário), levam a consequências que pioram a qualidade de vida, dificultam o controle da glicemia e podem aumentar as chances de desenvolver complicações tanto em quem tem DM2, quanto em quem tem diabetes do tipo 1. Entre as consequências diretas mais estudadas da má qualidade, privação e distúrbios do sono estão: ganho de peso, aumento da resistência à ação da insulina, e aumento da pressão arterial.
Agora você já sabe! Dormir bem vai contribuir para o bom controle do seu diabetes!
Se suspeitar de algum distúrbio do sono, fale com seu médico!
Comentários
Postar um comentário