Como dizer aos amigos e namorada que você tem diabetes?

O Centro de Diabetes Joslin publicou em seu site uma recomendação bastante prática e direta! Vejamos a tradução adaptada abaixo.

Em algum momento, a maioria das crianças e adolescentes dizem aos seus amigos que têm diabetes. Se seus amigos não sabem que você tem diabetes, eles provavelmente vão descobrir mais cedo ou mais tarde.



Rodrigo e Paula, ambos DM1


Você provavelmente terá de verificar seu nível de açúcar no sangue na frente deles, ou mesmo tomar insulina. Além disso, você pode querer contar a seus amigos alguns dos sinais e sintomas de uma baixa de açúcar no sangue e o que eles podem fazer para ajudar, se você estiver tendo uma hipoglicemia.

Alguns adolescentes começam por dizer apenas a alguns amigos íntimos. Diga no momento e da forma como se sentir melhor.

Por motivos óbvios, a maioria dos adolescentes dizem à pessoa que eles estão namorando que têm diabetes. Aqui está o que um adolescente postou no Fórum de discussão Joslin Boards:

"Não há quem nunca tenha hesitado em dizer aos outros que têm diabetes. Mas você não deve deixar o diabetes impedi-lo de fazer coisa alguma. Você tem diabetes, mas também é um adolescente normal. Se estiver indo contar à sua namorada, comece por dizer algo como "eu quero que você saiba que ..." e diga a ela que você é saudável, você tem que controlar o açúcar no sangue, e não há nenhuma necessidade para que ela se preocupe com o diabetes (todos sabemos que não é contagioso) . Mas a sua namorada deve saber, porque se você estiver ficando com ela, ela deve conhecer alguns dos sinais de hipoglicemia. Diga a sua namorada como você disse a seus amigos e seus parentes. Se ela vai estar com você, ela deve saber sobre o diabetes, que também é parte de sua vida."

__________________________________________________________________



É um erro pensar que as pessoas encararão de forma negativa o fato de você ter diabetes. Muitas pessoas ao saberem, dirão "meu .... (primo, ou tio, ou avô, ou outro amigo) também tem diabetes". Cabe a você mostrar que apesar de precisar tomar insulina, medir a glicemia e carregar algumas balas no bolso, para caso a glicemia baixe, você tem uma vida saudável e não abre mão dos seus sonhos por ter diabetes!

Comentários

  1. Passei muito por isso quando criança, mas sempre fui bem recebida e cuidada...a revolta e o medo estavam mais em mim que nos outros! Hoje as pessoas tem uma consciencia diferente de 15, 20 anos atras, e é muito válido incentivar sempre a auto estima das crianças e adolescentes com DM1, para que elas se sintam iguais aos amigos e/ou parceiros, pois não há nada o que esconder! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes