Informação de qualidade, cuidado com os mitos e apoio para o sucesso no manejo do diabetes!

No último sábado, dia 20 de novembro, Mark Barone, doutor em fisiologia humana e educador em diabetes, esteve em Curitiba para uma palestra promovida pelo Programa Educação em Diabetes do Diabetes Service/Farmácia Dassette. Mark também é autor do livro Tenho Diabetes Tipo 1, e Agora? E mantém o blog "Tenho Diabetes Tipo 1, e Agora?"

  
Portador de diabetes desde criança, Mark entende do que fala. Durante o encontro, o especialista falou sobre a importância da informação de qualidade e o cuidado com os mitos em relação ao diabetes. Para ele é preciso que o portador aceite sua condição e desenvolva conhecimento e habilidade e cuide da alimentação e da medicação. “O autoconhecimento é imprescíndível, mas sem subestimar o conhecimento científico”, ressaltou.


A importância da família e dos amigos também foi outro assunto discutido. As pessoas que convivem com o portador de diabetes precisam conhecer e respeitar as exigências da condição. E, para evitar o sentimento de exclusão e solidão, comum especialmente em crianças e adolescentes, Mark aconselha a participação em grupos de apoio, associações e grupos de discussões na internet. “O acampamento de diabetes, que acontece uma vez ao ano, também é uma atividade importante de socialização para as crianças.


Autora: Roberta Braga, Literato Comunicação em Conteúdo.
Fotos: Luciana Dotti e Mark Barone

Leia também:

Lançamento da 2a Edição foi um Sucesso

Objetivos do Tratamento do Diabetes - 7 comportamentos de sucesso!!!

Quanto mais próximos os pais, melhor a glicemia

Feedback Positivo é Sempre Bem-vindo! Também para manter o controle do diabetes!

Dez Dicas para Adolescentes

Por que conhecer outras pessoas com diabetes?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes