Informação de qualidade, cuidado com os mitos e apoio para o sucesso no manejo do diabetes!

No último sábado, dia 20 de novembro, Mark Barone, doutor em fisiologia humana e educador em diabetes, esteve em Curitiba para uma palestra promovida pelo Programa Educação em Diabetes do Diabetes Service/Farmácia Dassette. Mark também é autor do livro Tenho Diabetes Tipo 1, e Agora? E mantém o blog "Tenho Diabetes Tipo 1, e Agora?"

  
Portador de diabetes desde criança, Mark entende do que fala. Durante o encontro, o especialista falou sobre a importância da informação de qualidade e o cuidado com os mitos em relação ao diabetes. Para ele é preciso que o portador aceite sua condição e desenvolva conhecimento e habilidade e cuide da alimentação e da medicação. “O autoconhecimento é imprescíndível, mas sem subestimar o conhecimento científico”, ressaltou.


A importância da família e dos amigos também foi outro assunto discutido. As pessoas que convivem com o portador de diabetes precisam conhecer e respeitar as exigências da condição. E, para evitar o sentimento de exclusão e solidão, comum especialmente em crianças e adolescentes, Mark aconselha a participação em grupos de apoio, associações e grupos de discussões na internet. “O acampamento de diabetes, que acontece uma vez ao ano, também é uma atividade importante de socialização para as crianças.


Autora: Roberta Braga, Literato Comunicação em Conteúdo.
Fotos: Luciana Dotti e Mark Barone

Leia também:

Lançamento da 2a Edição foi um Sucesso

Objetivos do Tratamento do Diabetes - 7 comportamentos de sucesso!!!

Quanto mais próximos os pais, melhor a glicemia

Feedback Positivo é Sempre Bem-vindo! Também para manter o controle do diabetes!

Dez Dicas para Adolescentes

Por que conhecer outras pessoas com diabetes?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Comer... Mas quando tomar a insulina?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes