Lidando com a reação de quem não conhece o diabetes...

David Marrero publicou em um editorial da revista Diabetes Forecast, da Associação Americana de Diabetes (ADA), uma história pessoal. O mais interessante de sua história, além de ser semelhante às histórias de muitas outras pessoas que têm diabetes, foi a saída positiva da situação em que se encontrava. Vejamos o que aconteceu.


"Outro dia eu estava em um restaurante e tinha acabado de pedir o almoço. Peguei minha insulina, abri minha camisa, e comecei a aplicar na barriga"Exatamente o que você acha que você está fazendo!" Gritou uma mulher mais velha na mesa ao lado. Seu rosto mostrava uma combinação de choque e repugnânciaEla estava claramente indignada que eu estava me dando uma injeção na mesa.

Apesar de eu ter experimentado reações de estranhos ao meu diabetes antes, fiquei surpreso com essa explosão e irritado com a reação dela. Percebi, no entanto, que havia várias maneiras de responder, desde ignorando-a até dando uma resposta agressivaAdmito que lutei contra o desejo de responder a sua pergunta dizendo: "Cuidando de questões minhas, e você?" Em vez disso, decidi abordar o que, creio, é a verdadeira questão em tais situações: a sua ignorância sobre diabetes e como ela tem de ser tratada. Então eu disse a ela: "Desculpe-me se a assustei. Eu tenho diabetes insulino-dependente, que requer que eu tome uma injeção de insulina antes que eu possa comer. Se eu não tomar essa injeção, o meu açúcar no sangue pode ficar perigosamente alto e me causar problemas sérios."


Isso a surpreendeu, mas antes que ela pudesse responder, eu segui adiante. "Na verdade, você sabia que o diabetes descontrolado mata mais pessoas todos os anos do que a AIDS e o câncer de mama juntos? Que o diabetes mal controlado é a principal causa de amputações não traumáticas e uma das principais causas de cegueira e insuficiência renal? "Seus olhos estavam ficando grandes, então eu continuei. "Eu realmente não quero ter esses tipos de problemas, por isso estou me cuidando para manter um bom controle. Isso significa tomar minha insulina antes de comerEu faço minhas injeções na mesa, porque eu acho que muitos banheiros não são tão limpos quanto eu gostaria para este tipo de procedimento."

Ela ficou sem palavras e, eu poderia dizer, um pouco envergonhada. Ela sorriu para mim e disse: "Sinto muito, e obrigada por me explicar. Eu não sabia "." Tudo bem ", eu disse a ela. "Muitas pessoas não estão cientes sobre o diabetes, mesmo que 1 em cada 9 adultos neste país tenham." Neste momento, a minha comida veio e voltei minha atenção para comer.

Nós, muitas vezes, não temos a oportunidade de educar as pessoas sobre o diabetes. Fazê-lo é essencial se quisermos aumentar a consciência desta condição em rápido crescimento e ajudar a chamar a atenção do público sobre a necessidade de lidar com elaEu poderia ter ficado irritado com a insensibilidade da mulher, mas em vez disso, aproveitei o momento para tentar educá-laEspero que daqui em diante ela seja mais compreensiva e tolerante quando vir alguém em público controlando seu diabetes. E quem sabe ela se inspire a contribuir com pesquisas e educação em diabetes daqui para frente."

Fonte:


Leia também:

O Diabetes te impede de fazer algo?

Criança Pequena com Diabetes na Escola, o que fazer?


Comentários

  1. Boa tarde,
    Gostei de ler este seu relato.
    Sou diabética insulino-dependente há já alguns anos e eu geralmente tomo a minha insulina antes das refeições numa casa de banho, assim evita que algumas pessoas mal informadas fiquem chocadas.
    Também tenho notado que a algumas pessoas que eu conto que sou diabética e tenho de me picar para tomar insulina elas ficam com uma cara de espanto, de choque até... Aí eu digo "se não me picar eu vou morrer, então tenho de me picar"...
    Algumas pessoas teêm pavor de agulhas daí repudiarem o facto de nós diabéticos ter-mos de nos picar para tomar a insulina. Enfim...
    Já estou habituadíssima a estas reações :-)
    Cumprimentos,
    Ana F.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua historia, além de dar uma aula a essa Senhora deu um choque de realidade! Desejo toda sorte a vc! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes