Diabetes e perda de visão, há como evitar?

Na revista da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Diabetes Voice, foi publicada matéria discutindo o que as pessoas com diabetes e os profissionais de saúde precisam saber sobre doenças nos olhos. Abaixo discutiremos os principais pontos do artigo.

A mensagem principal é bastante clara "a maioria dos casos de perda de visão devido ao diabetes pode ser evitada". Contudo, a má notícia é que dezenas de milhares de pessoas perdem a visão devido ao diabetes a cada ano. Fazendo com que o diabetes seja uma das principais causas de perda de visão no mundo inteiro.
http://medicineworld.org/cancer/lead/4-2008/benefits-of-drug-therapy-for-diabetic-eye-disease.html
No artigo chama a atenção o fato de que, quando surgem os primeiros sintomas de problemas na visão devido ao diabetes, em grande parte, os casos os danos são irreparáveis. Por outro lado, se seguida a recomendação de se fazer anualmente exame de retina, com a pupila dilatada, com oftalmologista, possíveis alterações podem ser detectadas precocemente e muitas vezes tratadas com sucesso.

Mas a principal mensagem é a seguinte: os microvasos do olho sofrem muito com alterações da glicemia, da pressão arterial e das gorduras. Por isso, a melhor forma de prevenir retinopatia, e outras doenças oculares, é manter um bom controle glicêmico, pressão arterial e colesterol controlados, praticar atividade física regular e se alimentar de forma saudável.    

Alguns dados interessante apresentados no artigo são:

Se você puder manter os resultados de hemoglobina glicada em torno ou abaixo de 6,0%, os riscos de desenvolver complicações visuais graves diminuem muito. Mesmo se não for possível chegar aos 6%, fica claro no artigo que qualquer melhora no controle glicêmico já tem um impacto muito positivo e protetor.

- A alta ingestão de gorduras saturadas e trans tabagismo aumentam o risco de retinopatia, enquanto a substituição por gorduras boas, como o ômega-3 e o ômega-9, encontrados em óleo de macadâmia, em sementes de linhaça e em peixes de água fria e óleo de peixe, reduzem o risco.
http://maissaude.org/2010/03/07/dieta-pode-evitar-60-dos-casos-de-alguns-tipos-de-cancer/
- O consumo de fibras, luteína e licopeno (presentes em verduras e cereais integraisverduras escuras tomaterespectivamente) na dieta reduzem o risco de retinopatia.

- A apnea do sono, assim como a pressão arterial acima de 130/80, aumentam as chances de se desenvolver retinopatia.

Portanto, a receita continua sendo a mesma: tenha uma vida saudável e, com isso, previna doenças e complicações!

Fonte: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes