Glicemia para a Prática de Atividade Física, Níveis e Importância


O Centro de Diabetes Joslin publicou recentemente uma breve orientação sobre a glicemia (níveis e importância) para a prática de atividade física. Segue tradução abaixo.

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/270964_572566746107655_2140299538_n.jpg
O valor adequado da glicose no sangue tem como objetivo evitar a hipoglicemia durante e após a atividade física, e voltar ao níveis de glicose ideal após a atividade, bem como para evitar a hiperglicemia. Os seus níveis de glicose no sangue pessoais devem ser discutidos com o seu médico.

A melhor maneira de evitar flutuações na glicemia é verificar a sua glicose no sangue com frequência. Verifique sua glicemia antes, durante e após a sessão de exercícios para coletar dados e aprender o impacto de diferentes tipos de exercício e quaisquer atividades físicas em sua glicose no sangue, a fim de melhorar o controle.

Se você fizer uso de medicamentos por via oral, a glicemia deve ser mantida acima de 90mg/dl antes do início da atividade física. Algumas medicações orais têm um risco maior de hipoglicemia (fale com seu médico para saber quais seus riscos de acordo com o medicamento que usa).

Se você usa insulina ou a combinação de insulina com medicamentos orais, seu risco de hipoglicemia é maior. Por isso, seu alvo de glicose no sangue antes do início da atividade física  deve ser 110-140 mg/dl ou superior. O alvo de glicose no sangue pode ser diferente dependendo do tipo ou combinação de exercícios que realizar.


Se você tem diabetes tipo 1 e sua glicemia antes da atividade física estiver 250mg/dl ou acima, recomenda-se verificar se há cetonas. Se houver cetonas, evite fazer atividade física e se comunique com sua equipe de saúde para receber orientações. Se não houver cetonas presente, não há problema em executar atividade física de baixa a moderada intensidade, desde que a glicemia não ultrapasse 300mg/dl. Se você tem diabetes tipo 2, e sua glicemia estiver próxima ou acima de 400mg/dl, você deve evitar o exercício.

Além de seu médico, um profissional de educação física poderá ajudá-lo a aprender mais sobre atividade física, glicemia-alvo e gestão de diabetes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?