É isso mesmo. Talvez você já tenha percebido que o resultado dos seus testes pode ser diferente caso não tenha lavado as mãos. Dessa vez pesquisadores japoneses fizeram uma pesquisa e comprovaram que realmente resíduos de alimentos que permanecem nas mãos podem interferir no resultado da ponta-de-dedo, levando a um falso resultado mais alto!
No estudo os pesquisadores comparar um grupo que após descascar frutas, como laranja, kiwi e uvas, lavou as mãos, a um grupo que após o mesmo procedimento não lavou as mãos. Mesmo não tendo diabetes, os indivíduos do grupo que descascou as frutas, e não lavou as mãos antes de fazer o teste apresentou resultado de glicemia muito mais alto que o normal (portanto resultado falso).
![]() |
saude.ig.com.br/minhasaude/diabeticos+lavem+as+maos+antes+de+medir+a+glicose/ n1237998237857.html |
Interessante ainda que mesmo passando a gaze com álcool (alcool swab) no dedo antes de fazer o teste, sem lavar as mãos com água e sabão, não foi suficiente. O resultado do teste também ficou alterado.
A partir desses resultados os autores recomendam a nunca deixar de lavar as mãos com água e sabão (e seca-las bem) antes de fazer o teste... ou o resultado do seu teste pode não retratar exatamente sua glicemia!
é, nada melhor que água sabão...
ResponderExcluiro álcool já me resultou em um "HI"!
Muito interessante esta pesquisa!
ResponderExcluirÉ interessante sem dúvida. Mas já era tempo de pensarem em pôr em pratica algo que não seja a picada do dedo para se saber qual é a glicémia. Tipo um chip a introduzir na pele e que comunicasse diretamente ao telemóvel qual é o valor da glicémia, assim teriamos a qualquer momento o valor da nossa glicémia e evitava tanto as hiper como as hipoglicémias.
ResponderExcluir