Pular para o conteúdo principal

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Você deve estar se perguntando, "o que será que aconteceu com o suco de laranja? será que descobriram algum suco contaminado?" Não, não é esse o caso. Estamos falando do suco de laranja natural mesmo, não adoçado, feito na hora, ou comprado em caixinha. E o alerta é para todos que têm diabetes. Vejamos por quê.


O suco de laranja é bastante popular no Brasil. Pudera, somos exportadores de laranja e de suco de laranja. Por isso, é comum encontrar pessoas tomando suco de laranja na padaria, no bar, no restaurante, seja durante a refeição ou em seus intervalos. Além disso, todos apreciam o fato de a laranja ser uma fruta rica em vitaminas e minerais, como a vitamina C. 

Por outro lado, existe um mito em relação ao suco de laranja, assim como em relação aos outros sucos de fruta, como o suco de melancia e o de uva. "Se é natural, não tem com o que se preocupar". Porém, especialmente para quem tem diabetes, os sucos naturais podem ser vilões e atrapalhar muito o controle da glicemia. Isso porque a laranja, assim como outras frutas, é rica em açucares (carboidratos simples). Esses carboidratos contribuem para a elevação rápida da glicemia. Então, quem tem diabetes não deve consumir laranja? 

Assim como outros alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, pão, etc.) a laranja e outras frutas podem sim fazer parte da alimentação de quem tem diabetes, porém, é necessário contar os carboidratos da fruta, para quem faz contagem de carboidratos e escolher de que forma e em que horário consumi-la. Seria uma boa ideia consumi-la quando a glicemia está um pouco elevada? Certamente não.

Tomar suco de laranja, por exemplo, não é a melhor forma de consumir a fruta. Enquanto uma laranja média tem aproximadamente 15 gramas de carboidrato, um suco de laranja é feito usando muitas laranjas, portanto pode ter mais de 30 ou 40 gramas de carboidrato. O suco de laranja é recomendado para aumentar a glicemia em casos de hipoglicemia (meio copo geralmente é o bastante), já que o açúcar da laranja, dissolvido no suco, é rapidamente absorvido e eleva a glicemia.    

Depois disso, você ainda acha uma boa idéia tomar um copão de suco de laranja (ou de uva ou melancia ou outra fruta) durante seu almoço? Imagine a quantidade de carboidrato que estará ingerindo de uma só vez, somando os carboidratos dos seus alimentos com os do suco de laranja, além do desafio para manter sua glicemia sob controle após essa overdose de açúcar simples do suco. Se quiser consumir a laranja, fica a sugestão de comer a fruta de sobremesa (ou entre as refeições), assim, contando com a refeição que já foi consumida e com o bagaço da fruta, seu açúcar será absorvido de forma mais lenta. E, claro, não esqueça de contar os 15 gramas de carboidratos dessa fruta, se você faz contagem.


5 MITOS ALIMENTARES DO DIABETES
Comer... Mas quando tomar a insulina?
Contagem de Carboidratos, uma opção inteligente para se alimentar
Saiba como Contar Carboidratos com Sucesso!!!
Saiba mais sobre CONTAGEM DE CARBOIDRATOS

Comentários

  1. Boa tarde, Esse estudo nos EUA se você ler atentamente não chega a lugar nenhum, eles tentaram achar alguma conclusão mas ficou inconcluso a pesquisa. Agora, falar mal do suco de laranja, como denota a titulo da matéria e seu conteúdo, é um crime contra a luta de toda uma classe de agricultores que tanto luta pela defesa dos citrus como alimento, como é feito nos EUA e na Europa, que bemem e comem muita laranja, muito acima de nós brasileiros e nem por isso os europeus tem altas taxas de diabetes. Deixo minha queixa aqui como protesto e o risco de um suco ou laranja é o mesmo de tantos outros alimentos para os diabéticos, é só não consumir em demasia, porém seu consumo regular dentro de uma dieta é extremamente indicado. Obrigado e seria um favor se publicarem esse meu comentário.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr(a),
    Talvez não tenha ficado claro que nenhum estudo está sendo comentado, nem serviu como referência para tal artigo.
    O artigo tem por objetivo alertar sobre o consumo de suco de frutas, no Brasil o mais popular é o de laranja, por pessoas com diabetes sem a preocupação com a quantidade de carboidratos. Infelizmente, a ideia de que o natural não faz mal e pode ser consumido "a vontade" é enganosa. Conforme apresentado no artigo, um copo de suco de laranja tem grande quantidade de carboidrato simples, que é rapidamente absorvida. Por isso, recomenda-se o uso do suco para hipoglicemias e o consumo da fruta em si.
    Aproveito para destacar que o consumo de frutas é indicado a todas as pessoas, com e sem diabetes. Para as que tem diabetes, é importante lembrar de contar os carboidratos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho diabetes e a réplica e a tréplica foram de boa valia. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessas dicas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Tomei dois copos de suco de laranja ontem enquanto jantava,imediatamente tive problemas,me setie muito mal, como, suei demais e desmaio rapido,
    aida vou falar com o medico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessecaso seria importante saber como estava a sua glicemia antes do jantar. Se estava baixa, seria importante começar pelo suco de laranja para aumentar a glicemia a níveis normais. Se já estava muito alta, não era um bom momento para o suco, que, por ser rico em carboidrato (açúcar da própria fruta), faz subir ainda mais a glicemia.

      Excluir
    2. eu tenho diabete e comecei a tomar suco de laranja e rapidinho minha diabete subiu eu nao sabia o porque agora eu sei obrigada

      Excluir
    3. tenho diabete e todas as vazes que eu tomava suco de laranja minha glicose subia agora chupo uma laranja

      Excluir
  6. Acredito que todo e qualquer alimento possui carboidrato. O que precisa realmente é comermos de tudo um pouco sem demasia e aliado à exercícios físicos regulares.

    ResponderExcluir
  7. Ótima indicação. Estava chupando de seis a até dez laranjas com sal à noite, pensando que estava fazendo algo bom kk Ao medir a taxa pela manhã a mesma vinha subindo sempre e eu não entendia a causa. Agora vamos corrigir este erro! Obg, muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Eu também não sabia nada sobre as frutas obg pela dica

    ResponderExcluir
  9. MUito bom, eu não sabia.

    ResponderExcluir
  10. ja fui parar no hospital com a minha glicemia em 450,por um simples suco de laranja ,acho que ja tinha feito alguma refeicao no trabalho e nao tinha outra opcao entao bebi o suco e me dei muito mal .quando tenho vontade consumo a fruto e fico satisfeita.

    ResponderExcluir
  11. Meu pai ta tomando insulina e estamos mendido a glicemia antes das refeições. Depois do suco de laranja o aumento da glicemia foi signtivativo

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, quem fala aqui é um puto e super revoltado com essa porra de diabetes. Nada pode, é como se estivéssemos morrendo lentamente. É lamentável, você perde a vontade de viver. Fui diagnosticado com a tipo 2, terei que tomar insulina, uma furada chata, acho que pro resto da vida. Cada vez que você ler na internet, são muitas opiniões diferentes. Sobre a tapioca, estava contente pq não iria comer mais pão, mas iria substituir com tapioca. Dizem que é outro vilão. Adorava estar sempre tomando suco de laranja, e agora vejo estas matérias dizendo que tomar suco também não pode. Não sei o que faço. Melhor é ir dormir e não acordar mais a estar sofrendo tanto com esta porra de diabetes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos