Pular para o conteúdo principal

Entenda as complicações nos vasos sanguíneos e coração

Além de entender, o objetivo deste artigo, traduzido e adaptado da revista Diabetes Forecast, da American Diabetes Association, é chamar a atenção sobre como prevenir e tratar esse tipo de complicação. Na verdade, complicações nos vasos sanguíneos (microvasculares e macrovasculares) são a principal causa das demais complicações. Por quê? Pelo simples fato de todos os órgãos e tecidos dependerem do sangue com nutrientes e oxigênio que circula dentro desses vasos. E, como diz a autora do artigo, "a glicemia elevada é sorrateira. Você pode sentir-se muito bem, enquanto, lentamente e imperceptivelmente, a glicose extra em seu sangue pode ser prejudicial aos vasos sanguíneos que nutrem o coração, os olhos, os rins e os nervos."
http://forecast.diabetes.org/complications-apr2012
Apesar disso, alerta que "já existem estratégias eficazes para salvaguardar a sua saúde contra complicações do diabetes, além de cientistas ocupados", procurando melhores tratamentos para controle, prevenção e cura do diabetes e de suas complicações.
Como temos sempre enfatizado neste Blog, "prevenir é melhor que remediar". Especialmente no caso das complicações, remediar nem sempre é possível. Por esse motivo, manter um bom controle atualmente é a principal forma de se atingir sucesso e evitar os danos do desenvolvimento de complicações. "Estudos têm demonstrado que as pessoas com diabetes podem evitar ataques cardíacos e derrames cerebrais, mantendo a sua pressão arterial, colesterol e glicose no sangue dentro dos valores-alvo (controlados) e não fumando."
"Os médicos estão desenvolvendo métodos para detectar doenças do coração em um estágio bastante precoce, quando as medidas de prevenção podem ser mais eficazes. Os novos métodos permitem que os médicos vejam a placa que se forma nas paredes dos vasos sanguíneos quando a gordura, colesterol e outros detritos celulares se acumulam." Fale com seu médico sobre isso.
"Reparar o tecido danificado do coração após um ataque cardíaco permanece um desafio. Avanços na pesquisa com células-tronco podem mudar isso. Em um estudo, publicado na edição de novembro de 2011 da revista The Lancet, pesquisadores utilizaram células-tronco colhidas a partir dos corações das pessoas com insuficiência cardíaca. Depois disso, cultivaram essas células em laboratório e as injetaram de volta no coração dos pacientes. Nos receptores das células-tronco houve aumento da função cardíaca em quase 10 por cento." Portanto, são expectativas para o futuro. Por hora, o importante é se manter controlado para evitar o desenvolvimento de complicações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medindo a glicemia sem precisar furar o dedo

Ainda durante o congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA) de 2011 foram apresentados resultados de duas pesquisas muito interessantes, com formas não-invasivas e locais alternativos para se dosar a glicose . GlucoTrack -  www.integrity-app.com/description.html Em um deles a glicose foi dosada de forma indireta através das expiração dos indivíduos . Isto é, a composição do ar exalado por essas pessoas foi analisada e a quantidade de moléculas resultantes da presença de glicose no sangue foi identificada. Com isso, foi possível chegar a valores de glicose muito próximos aos valores da ponta-de-dedo (glicemia capilar) . Apesar de os primeiros resultados terem sido bastante promissores, ainda há desafios a serem superados. Entre eles estão: verificar em número maior de pessoas e em diferentes níveis de glicemia se a precisão se mantém, transformar o analisador da expiração em algo portátil e de fácil utilização, e deixá-lo com custo de aquisição e manutenção tã...

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126). ...

Diabetes e Viagem Internacional

Se você está se preparando para uma viagem internacional , não deixe para organizar na última hora o que irá precisar para manter o controle do diabetes durante o tempo que for passar fora. P repare também ítens de segurança e burocráticos que facilitarão sua vida. Saiba como: A maioria das dicas fundamentais podem ser encontradas na seguinte publicação:  Vai viajar? Faças as malas sem esquecer da saúde... Além disso, abaixo separamos alguns documentos e informação que podem ser muito úteis. Modelo de carta de seu médico em inglês , descrevendo que você tem diabetes e que, por isso, tem que estar com todo o material para o controle do diabetes (listado na carta) com você (na bagagem de mão), durante todo o tempo. É fundamental que você tenha esta carta. Ela pode ser requesitada a qualquer momento, em especial em aeroportos. Travel Letter 1   ou Travel Letter 2 Documento  da American Diabetes Association  sobre viagens de avião com diabet...