Saiba mais sobre CONTAGEM DE CARBOIDRATOS

Para esclarecer sobre o uso da técnica de contagem de carboidratos, entrevistamos a nutricionista Juliana Baptista, que tem grande experiência no assunto, tendo inclusive feito estágio em centro de diabetes na Alemanha. 


O que é a contagem de carboidrato?

O Carboidrato é o nutriente que eleva a glicose (açúcar) no sangue, é ele também  que nos fornece energia, portanto necessário ao nosso organismo.

A  terapia com contagem de carboidratos facilita o controle do diabetes e aumenta a liberdade na alimentação. Esta terapia é aplicada em pessoas com diabetes, na qual a pessoa conta quantas gramas de carboidrato está ingerindo e aplica a quantidade de insulina ultra-rápida necessária para isto (esta necessidade é diferente para cada pessoa, sendo definida individualmente pelo médico). Este controle fica parecido com um organismo sem diabetes quando feito de maneira correta.

A quantidade de carboidrato de cada alimento se obtêm em pequenos livros (tabelas) que indicam as quantidades de carboidratos em cada porção de alimento (medidas caseiras), próprios para esta terapia, e também na embalagem dos alimentos. Com o tempo as consultas aos livros de referencias  se tornam menos frequentes, já que a pessoa se habitua com a quantidade de carboidrato nos alimentos principais que ingere.

www.diabetes.org.br/attachments/246_manual_oficial_contagem_carboidratos_2009.pdf
Veja como calcular a quantidade total de carboidrato dos alimentos, usando a tabela ou manual em: www.diabetes.org.br/livros-e-manuais/manual-de-contagem-de-carboidratos/455 

Quais as principais vantagens de se fazer contagem de carboidratos?

A vantagem da contagem de carboidratos é a diminuição de hipoglicemias e hiperglicemias.

Ao ingerir mais carboidratos a pessoa irá aplicar mais insulina e ao ingerir menos carboidratos aplicará menos insulina, isto da a liberdade de consumir diferentes alimentos a cada dia e variar a dose de insulina conforme o consumo de carboidratos. Nos tratamentos convencionais, com doses fixas de insulina ao comer mais que o habitual o paciente apresenta hiperglicemia e ao ingerir menos que o habitual apresenta hipoglicemias.

Qualquer pessoa com diabetes pode fazer contagem de carboidratos?

Qualquer pessoa com diabetes que tenha uma disciplina, disposição para quantificar o que esta ingerindo de carboidratos e fazer os cálculos de quanto aplicará de insulina pode fazer contagem de carboidratos.

Pacientes que não utilizam insulina ultra-rápida ou que não queiram calcular a quantidade de insulina em cada refeição, podem utilizar a contagem de carboidratos fixando a quantidade ideal de carboidratos por refeição (procurar nutricionista) e utilizar uma tabela de substituição, ou seja, utiliza diariamente a mesma dose de medicação (ou insulina) e varia a alimentação somando a quantidade de carboidrato até atingir a quantidade estipulada.

Portanto, mesmo quem tem diabetes tipo 2 e não toma insulina, pode se beneficiar da contagem de carboidrato, já que adotando esta terapia e fazendo substituições, respeitando o total de carboidratos a ser ingerido em cada refeição, a pessoa tem flexibilidade de consumir uma maior variedade de alimentos.

O que é necessário para iniciar a técnica de contagem de carboidratos?

É preciso disciplina, medirglicemia antes das refeições, disposição para quantificar o que esta ingerindo de carboidratos e fazer os cálculos.

O ideal é que a pessoa que queira fazer a contagem de carboidratos procure um medico/nutricionista especializado e faça acompanhamento, para que fique mais fácil, preciso e seguro.

Ao começar a terapia com contagem de carboidrato, dependendo do tipo de insulina ou da quantidade de insulina utilizada, o medico poderá mudar a prescrição para que o controle fique melhor.

Dica

O inicio da contagem de carboidratos parece difícil, mas com algumas semanas após orientação, você percebe que é fácil. Apenas trabalhoso até se habituar à terapia e então fica automático e tranqüilo de seguir, com flexebilidade e ganho de qualidade de vida.

Juliana Baptista
Nutricionista
CRN 10368
jubap@uol.com.br
Consultorio Higienopolis 3661-8351
Consultorio Morumbi 3722-5238

Leia também:

Contagem de Carboidratos, uma opção inteligente para se alimentar

Não abra mão dos seus alimentos favoritos e tenha uma alimentação saudável com diabetes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?