Pular para o conteúdo principal

Monitor de Glicose 14 DIAS e SEM CALIBRAÇÃO (primeiro artigo no Brasil)

Durante o Congresso Mundial de Diabetes, em dezembro de 2013, na Austrália, mais precisamente em Melbourne, aconteceu um Simpósio Corporativo, patrocinado pela empresa Abbott, cujo subtítulo chamava muito a atenção "A revolução será sem sangue. Uma nova era na monitorização de glicose". No convite para o Simpósio ainda constavam as seguintes informações: "Abbott Diabetes Care está desenvolvendo um sistema desenhado para permitir que os pacientes capturem a informação glicêmica em um flash". 

FreeStyle Navigator II
www.abbott-diabetes-care.de/de-de/produkte/kontinuierliches-glukose-messsystem/freestyle-navigator-ii/

A expectativa era grande, já que a Abbott é conhecida para uma série de glicosímetros muito populares e apreciados no mundo todo, seja devido ao minúsculo tamanho do FreeStyle Lite (foto abaixo) e a necessidade diminuta de sangue que requer, seja devido ao monitor com super memória e que pode ser programado para sugerir doses de insulina de acordo com a glicemia e contagem de carboidratos a serem ingeridos, FreeStyle InsuLinx (foto abaixo). Além disso, sabe-se que a Abbott foi uma das primeiras empresas a desenvolver um monitor contínuo de glicose, no caso o FreeStyle Navigator (foto acima).

FreeStyle Lite (esquerda) e FreeStyle InsuLinx (direita)
http://www.medicalexpo.com/prod/abbott/blood-glucose-meters-71024-448130.html
http://www.diabetes-blog.at/freestyle-insulinx-diabetes-management-der-neuesten-generation/
Qual seria a novidade agora? Seriam apenas atualizações dos equipamentos tradicionais? O Simpósio teve início com uma série de palestras discutindo uma nova e mais completa forma de calcular e interpretar a glicemia e suas variações usando monitores contínuos, a fim de poder fazer ajustes mais precisos no tratamento (Ambulatory Glucose Profile - AGP). Finalmente a última palestra foi sobre a novidade. 

http://abbottnextfrontier.com/resources/videos/idf-2013/5
http://diatribe.us/issues/58/new-now-next/6

O equipamento de sistema denominado Flash Glucose Monitoring se mostrou uma real novidade. Apesar de ainda ser um equipamento em pesquisa e que deve levar algum tempo para chegar ao mercado, a ideia de um monitor contínuo de glicose (CGM) que não depende de calibração (ponta-de-dedo) é muito sedutora. Os dados que a Abbott apresentou indicam que se trata de algo bastante diferente dos atuais monitores contínuos, já que o sensor é utilizado por 14 dias seguidos, não depende de nenhuma calibração (ponta de dedo), já que vem calibrado de fábrica, é wireless e tela colorida touch-screen. Outras diferenças em relação aos CGMs tradicionais são: o sensor com o transmissor acoplado são totalmente descartáveis, na tela é apresentado o valor atual da glicose, a seta de tendência (para indicar se a glicose está subindo, caindo ou estável) e o gráfico mostrando as últimas 8 horas de glicose (tudo ao mesmo tempo). Outra diferença é que esses parâmetros não ficam aparecendo na tela o tempo todo, eles só aparecem quando o usuário passa o leitor (equipamento com tela) sobre o sensor que está no corpo. Por outro lado, isso significa que o Flash Glucose Monitoring não apresenta a possibilidade de programar alertas para glicemias altas ou baixar, pois a transmissão do sensor para o leitor não acontece continuamente.



Certamente é uma novidade que pode ser útil a muitas pessoas e estimular outras empresas de monitores contínuos a melhorarem seus equipamentos. Sensor e transmissor acoplados e totalmente descartáveis, com duração de 14 dias e sem necessidade de calibração (ponta-de-dedo)! Essas são novidades reais!  

Depois disso, o equipamento já foi apresentado em outros congresso internacionais de diabetes e, em setembro de 2014 a Abbott recebeu da Agência Europeia reguladora (CE) aprovação para comercializá-lo, com o nome Freestyle Libre, na União Europeia. 


Leia resumo de pesquisa indicando que este sensor é mais preciso quando não recebe recalibrações durante o uso: https://abbottnextfrontier.com/flash-glucose-monitoring

Assista a palestra que aconteceu durante o Congresso Mundial de Diabetes 2013, da IDF: http://abbottnextfrontier.com/resources/videos/idf-2013/5

Assista a palestra sobre o mesmo equipamento que aconteceu durante o Congresso Europeu de Diabetes 2013, da EASD: http://abbottnextfrontier.com/resources/videos/easd-2013/6

Site Abbott Ambulatory Glucose Profile (AGP): https://abbottnextfrontier.com/

http://youtu.be/0cXwO9YBJxE
http://youtu.be/0cXwO9YBJxE

Comentários

  1. Nossa, Mark, muito legal mesmo essa novidade!!! A tendência é sempre essa melhorar. A nós cabe torcer e esperar!!! =D

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se já existe algum monitor de glicose contínuo disponível no mercado. Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no mundo existem principalmente outros dois monitores contínuos (CGMs), o da DexCom (http://dexcom.com) e o da Medronic (www.medtronicdiabetes.com.br). Apenas um deles (Medtronic) está disponível no Brasil.

      Excluir
  3. Alguem sabe dizer se esse produto pode ser usado também em crianças ou somente em adutos? Se somente em adultos qual o motivo? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pergunta foi feita no SITEC 2015 e a resposta foi que o equipamento precisou antes ser testado e aprovado em adultos para, só então, receber liberação para ser testado em crianças. Por isso, o equipamento ainda não está indicado para uso em crianças, mas já está sendo testado para que, no futuro, esteja liberado também para essa população.

      Excluir
  4. Eu gostaria de saber se esta a venda no Brasil, tenho um flho dm 1 de 7 anos e me interessei pelo aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Fernanda,
      Este equipamento ainda não está disponível no Brasil. De acordo com a empresa, estará a partir do primeiro semestre de 2016.

      Excluir
  5. sou diabetica a 30 anos preciso fazer o destro mais de 10 vezes ao dia e noite, por isso gostaia de saber onde posso comprar esse aparelho e quanto seu custo. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Rute,
      Esse equipamento só está sendo comercializado em alguns países da Europa atualmente. É necessário comprar diretamente pelo site da empresa. Contudo, o site só abre se acessado a partir do país europeu.
      No Brasil estará disponível apenas em 2016.

      Excluir
  6. Qual o valor comercial mesmo que não tenha no Brasil?

    ResponderExcluir
  7. Pelos posts e comentários mais antigo o equipamento estaria disponível no Brasil a partir do 1o semestre desse ano. Alguma previsão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Paulo, de acordo com as últimas publicações, a empresa da a entender que está prestes a lança-lo: www.freestylelibre.com.br

      Excluir
    2. O valor do primeiro Kit aprox 600,00 vem com o leitor e dois monitores para 14 dias cada. Após isso cada monitorzinho para 14 dias 239,00, ouseja por mês R$478,00

      Excluir
  8. Boa tarde! Gostaria de saber se com esse medidor há limite do número de testes durante os 14 dias de uso. Não encontrei informações no site da Abbott.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Thelma, não há limite. Os dados são sequencialmente registrados no sensor e pode-se fazer a leitura quantas vezes quiser.

      Excluir
  9. Olá Gostaría de saber o seguinte, se o monitor tem medições ilimitadas para 14 dias, porque é necessário troca-lo em após o término desse tempo, será que posso extender um pouco. Pergunto isso por que manter ele ficou bem mais caro do que os 300,00 reais que gasto com 200 fitas teste.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente é muito caro para a maioria da população diabética, mas quem sabe, fica mais barato, com o passar do tempo. Minha filhinha teria uma vida mais feliz.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, adquiri um kit sensor mais o leitor este mês para meu net de 3 anos, no ato da falava que os sensores seguintes cada 2 seria 250 fui hoje fazer o pedido é o valor já não era o do dia da compra, gostaria de saber onde consigo comprar porque aqui em BH somente na Onofre.com, preciso urgente de outro lugar, me sinto enganada pelo vendedor. Agradeceria muito suas ajuda.
    Edirlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil apenas a Onofre vende e distribui os sensores Libre, não há como comprar através de outra farmácia. O preço, conforme anunciado mesmo antes do lançamento, é de aproximadamente 250 reais por sensor.

      Excluir
  12. Fiz um sacrificio comprando o kit para meu neto, fomos passado para traz na altura da compra na Onofre.com mandou que os sensores seguintes cada 2 que seria para o mês sairia a 250 fui pedir agora
    e somente um por valor, não consigo encontrar onde sensores, vcs podem me ajudar indicando onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil apenas a Onofre vende e distribui os sensores Libre, não há como comprar através de outra farmácia. O preço, conforme anunciado mesmo antes do lançamento, é de aproximadamente 250 reais por sensor.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos