Mascar chiclete pode ajudar na saúde bucal e no controle do diabetes?

O site da revista Diabetes Self-Management, na seção sobre saúde dental, alerta que “boa higiene bucal é importante para todos, e ainda mais para pessoas com diabetes. O diabetes aumenta o risco de problemas dentários. Ao mesmo tempo, problemas dentários ou cirurgia oral podem dificultar o controle da glicemia.1
sorriso
Um dos artigos publicados na revista, que mais chama a atenção, relata que “chicletes diet estão ganhando respeito em diversos círculos, incluindo da Associação Dental Americana e da Associação Americana de Diabetes”. Segundo a reportagem, essas associações têm dado selo de aprovação a marcas populares de chiclete diet, graças ao achado de que a ação de mascar chiclete diet por 20 minutos depois de se alimentar estimula a produção de saliva, que ajuda a prevenir cáries e a formação de placas, fortalecendo os dentes.

Porém, na mesma reportagem existem dois alertas a serem considerados. O primeiro deles é sobre a idade mínima de 5 anos para se mascar chiclete ou bala diet. Outro é sobre os cuidados em se consumir produtos com xylitol (segundo a reportagem, o adoçante mais adequado para se obter os benefícios dentários), já que o xylitol em excesso provoca diarreia, além de outros sintomas gastro-intestinais.
Por fim, como não poderia deixar de ser, o artigo reforça que o uso de fio dental e a escovação diária ainda “são as melhores armas contra a placa, as cáries e outros problemas dentários.3
1 – www.diabetesselfmanagement.com/articles/dental-health/
2 – 
http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_duvida_mes.aspx?id=963
3 - Gutkowski, Shirley. Keeping your mouth squeaky clean. Diabetes Self-Management, New York, 26(1), 8-11, Jan./Fev. de 2009.
Leia também:

Problema na gengiva e nos dentes pode dificultar controle glicêmico e sugerir presença de diabetes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?