Pular para o conteúdo principal

Diabetes? Saiba quais EXAMES sempre fazer!

Para saber mais sobre o assunto, entrevistamos uma das pessoas com mais experiências na área, a endocrinologista Dra. Cristina Khawali, que há anos trabalha com os principais laboratórios do país. Dividimos a entrevista em duas partes, a segunda será publicada na próxima semana.

www.pennmedicine.org/health_info/diabetes2/000291.html

1. Dra. Cristina, há uma serie de exames fundamentais para quem tem diabetes. Já exploramos algumas vezes o significado e a importância da Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c). Quais outros exames de rotina são indispensáveis para quem tem diabetes?

De fato existem exames importantes tanto laboratoriais quanto de imagem ou realizados por outros especialistas, alguns dos principais são: 

  • Urina tipo 1
  • Excreção urinária de albumina
  • Fundo de olho
  • Eletrocardiograma de repouso
www.nytimes.com/health/guides/disease/type-2-diabetes/diagnosis.html

2. Qual é a importância e o significado de cada um desses exames?


O objetivo principal desses exames é rastrear as complicações crônicas do diabetes, particularmente, aquelas relacionadas às lesões nos vasos sanguíneos, antes delas se manifestarem por meio de sintomas. 

Assim, utilizamos a pesquisa da perda de albumina na urina - excreção urinária de albumina - para detectar precocemente a lesão renal causada pelo diabetes, conhecida como nefropatia diabética, quando ainda não apresenta qualquer sinal ou sintoma clínico. O exame de urina tipo 1, realizado paralelamente ao de albumina, é importante, pois infecções urinárias assintomáticas podem falsear o resultado da pesquisa de albumina na urina. A recomendação é que pacientes com diabetes tipo 2 realizem esse exame assim que o diagnóstico é realizado, e os pacientes com diabetes tipo 1 após 5 anos do diagnóstico. A frequência do exame é anual, se o resultado for normal. Se o resultado for alterado, o mesmo deve ser repetido, pois somente é considerado positivo se 2 de 3 amostras estiverem fora do padrão (diversos fatores do cotidiano podem interferir e precisam ser descartados para aumentar a precisão deste exame).

O fundo de olho ou fundoscopia é um exame realizado pelo oftalmologista diretamente, por meio de um fundoscópio, ou por um equipamento que tira fotos e documenta os vasos da retina, conhecido como mapeamento de retina. Assim como a detecção da excreção urinária de albumina, o objetivo é detectar pequenas lesões nos vasos, ocasionadas pela hiperglicemia, antes que apareçam alterações clínicas ou complicações, permitindo que se faça tratamento precoce. Se o resultado for normal, deve ser repetido anualmente. Se alterado, deve-se repetir em períodos mais curtos e de acordo com a indicação do oftalmologista. 

http://perspectiveopticians.co.uk/2011/08/02/eye-examination/

Como as pessoas com diabetes tipo 2 tem alta prevalência de doença coronariana assintomática, é recomendada a realização de um eletrocardiograma de repouso anualmente, nestes pacientes. 


3. Apesar de sabermos que o tratamento e as metas de controle devem ser individualizados, existem metas gerais de A1C, dependendo da faixa etária. Há parâmetro/metas para os demais exames?

A excreção urinária de albumina, que rastreia a nefropatia diabética pode ser determinada na primeira urina da manhã, pela razão albumina/creatinina (RAC). Desta forma, a meta é ter esta RAC menor do que 30 mg/g de creatinina.

O fundo de olho normal se caracteriza pela ausência de microaneurismas e de sangramentos nos vasos da retina.


E o eletrocardiograma de repouso deve ter um traçado sem alterações indicativas de isquemia cardíaca

Continuamos com mais respostas sobre os exames na próxima semana. Não perca!

Dra. Cristina Khawali 
Médica Endocrinologista
Mestre e Doutora pela Disciplina de Endocrinologia e Metabologia da EPM/UNIFESP
Telefone do Consultório: (11) 5061-0915  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos