Participe da MUDANÇA do DIABETES no BRASIL!


Estamos em um momento crítico no Brasil. Apesar da Constituição e de Diversas Leis garantirem o acesso à Saúde e ao Tratamento (medicamentos, atenção e educação) do Diabetes a todos os que precisam, há muitas falhas no sistema!

O que é oferecido pelo SUS é, muitas vezes, insuficiente para que quem tem diabetes mantenha-se com adequado controle glicêmico, tenha qualidade de vida e possa evitar as temíveis complicações.

Para mudar esse cenário, estamos apoiando ações e contamos com apoio e participação de todos!

Entre no Link abaixo para apoiar:
http://goo.gl/b4vLT1
(melhores insulinas para crianças e adolescentes com diabetes)

Entre elas, está uma ação liderada pela Dra. Karla Melo, que além de ser uma renomada endocrinologista e pesquisadora especialista em diabetes, tem diabetes tipo 1 há 40 anos! Abaixo podemos conhecer sua história e saber como apoiar seus projetos!

"O meu diagnóstico de diabetes tipo 1 foi feito aos 7 anos de idade, há 40 anos. Naquela época tínhamos que esterilizar a seringa e a agulha diariamente e a monitorização era feita apenas com a avaliação da glicosúria (glicose na urina). Épocas difíceis. Ainda bem que o tratamento com insulinas e a auto-monitorização da glicemia evoluíram consideravelmente. Infelizmente estes novos recursos não estão acessíveis para a maioria das pessoas com diabetes tipo 1 do Brasil.


"Durante o curso de medicina tinha dificuldades em assistir as aulas sobre diabetes que nos mostravam dados desanimadores, com frequências elevadas das complicações do diabetes e com prazo muito curto entre o diagnóstico do diabetes e o surgimento destas complicações. Lembro que apesar de não gostar de assistir essas aulas, identificava-me com as pessoas com diabetes que atendia no ambulatório extra-curricular de endocrinologia. A endocrinologista que eu acompanhava neste ambulatório (Drª Maristela V Leite) estimulou-me a fazer endocrinologia. Com o passar do tempo os medos e as dores pessoais tornaram-se estímulo para enfrentar, como médica, as dificuldades que encontramos no acompanhamento de pessoas com diabetes.Vim para São Paulo e fiz especialização e doutorado em endocrinologia no Hospital das Clínicas da FMUSP.
Juliana Baptista, Karla Melo e Mark Barone
"Em 2014 assumi a coordenação do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e estou coordenando o processo de submissão de incorporação de insulina ultrarrápida para crianças e adolescentes com diabetes do Brasil. Tenho consciência que muitas pessoas com diabetes tipo 1 não serão diretamente beneficiadas com esta solicitação ao Ministério da Saúde. Mas, crianças e adolescentes devem importar a todos, e este será apenas o primeiro passo para melhorarmos a insulinoterapia no Brasil. Peço que vocês pensem nas crianças e adolescentes com diabetes assistidos pelo SUS e nas grandes dificuldades que enfrentam. Temos dados alarmantes sobre a heterogeneidade social e regional em relação à distribuição de insulinas/insumos e ao controle glicêmico de pessoas com diabetes tipo 1 no Brasil, assistidos pelo SUS.

Venha você também! Estaremos lá!
E lembre-se de assinar: 
http://goo.gl/b4vLT1

"Ajudem-nos a melhorar estes resultados. Muito obrigada!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?