SEUS PÉS E O DIABETES


Problemas nos pés têm mair chance de acontecer quando você já tem algum tipo de complicação nos nervos (neuropatia periférica). A neuropatia afeta de 6 a 7 em cada 10 pessoas com diabetes. Como outras complicações do diabetes, danos nos nervos ocorrem quando há demasiado açúcar no sangue ao longo do tempo. Algumas pessoas, apesar de já terem complicações, não apresentam sintomas. Para outros, os sintomas podem incluir formigamento, dormência ou dor nos dedos e nos pés.
foot 1
Como a neuropatia afeta seus pés 
Quando há problema nos nervos de seus pés, você pode não ser capaz de sentir dor, calor ou frio. Uma ferida ou corte pode piorar e se tornar infectado, sem que isso seja sentido. O alto nível de açúcar no sangue também reduz o fluxo sanguíneo para os pés. Quando seus pés não recebem sangue suficiente, as infecções podem não curar.
foot 2
Como proteger seus pés 
A melhor maneira de protegê-los é manter o açúcar no sangue o mais próximo possível da meta estabelecida com seu médico. Isso significa seguir o seu plano de controle do diabetes.
foot 4
Aqui estão maneiras de cuidar de seus pés:
- Lave os pés com água morna e sabão todos os dias. Certifique-se de secá-los bem!
- Use loção para manter sua pele macia/hidratada. Mas não coloque o creme entre os dedos.
- Verifique os seus pés todos os dias para identificar cortes, contusões, bolhas ou inchaço. Se você não consegue ver a sola, tente usar um espelho, ou peça para que alguém verifique para você.
- Nunca ande descalço. Use sapatos e meias adequados ao tamanho dos seus pés!
- Faça exame detalhado do pé com especialista uma vez por ano. E certifique-se de que seu médico cheque seus pés e faça exames de sensibilidade a cada visita!
Fonte: http://www.cornerstones4care.com/
Publicado originalmente em:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?