Por que manter o controle desde o diagnóstico? Memória Metabólica

Uma das sessões mais interessantes do Congress Mundial de Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), que aconteceu no início de dezembro de 2011, teve como tema Memória Metabólica.

http://sc5.com.br/?p=6512

Muitas pessoas nunca ouviram falar do tema, que há alguns anos tem sido motivo de debate entre os médicos e estímulo aos pesquisadores. Debate porque estamos acostumados a quando passamos a tratar adequadamente uma doença os sintomas, assim como seus riscos, serem imediatamente atenuados. No caso da memória metabólica, que tem sido observada no diabetes, a melhora no tratamento (controle) parece não reduzir totalmente os riscos de desenvolver complicações. Ou melhor, é como se o organismo guardasse memória da época em que o controle da glicemia não foi bom. Por tanto o que já foi prejudicado pelo controle ruim, não é totalmente recuperado ao se iniciar um bom controle da glicemia. Porém, é importante enfatizar a palavra totalmente, já que, sem dúvidas, quando se melhora o controle tanto os riscos de desenvolver complicações, quanto a prograssão de complicações instadas e seus sintomas diminuem de forma importante. Para os cientístas o estímulo é buscar os mecanismos de memória metabólica. Ou melhor, compreender como o organismo fica marcado pelo descontrole glicêmico no passado.

Portanto, a principal lição que fica da discussão sobre Memória Metabólica é que se deve manter um bom controle da glicemia desde o diagnóstico. Ou, pelo menos, procurar o quanto antes iniciar e manter um bom controle. Seria, portanto, como um investimento de longo prazo. O quanto antes você começar a investir e quanto mais investir, melhores seus rendimentos.


Sucesso e Bom Controle a Todos em 2012!!!

Veja também:

Diabetes e perda de visão, há como evitar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?