Uso de bomba de insulina reduz risco de transtornos alimentares

Em comunicação publicada na revista Diabetes, da Sociedade Brasileira de Diabetes, de setembro de 2011, são apresentados resultados de estudo mostrando o efeito benéfico da bomba de insulina, reduzindo os riscos de transtornos alimentares em adolescentes. Leia resumo abaixo.

http://ninguemtasca.blogspot.com/2010/11/transtorno-alimentar.html

"O aumento de peso é um efeito colateral comum em pessoas submetidas a tratamento com insulina para o diabetes tipo l. As do­ses diminuem a glicemia, mas podem causar aumento no apetite. Devido a esta e a outras alterações metabólicas, que podem prejudicar a sensação de saciedade, os pacientes podem ficar em um círculo vicioso de excesso de ingestão de alimentos, o que exige cada vez mais insulina. Por isso, evi­tar o ganho de peso pode ser espe­cialmente difícil.


Dra. Deborah Young-Hyman, psi­cóloga pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade da Georgia, observou que os adolescentes com diabetes tipo l mostram uma maior susceptibilidade para o desen­volvimento de transtornos alimentares. Nos esforços para evitar ganhar peso, os adolescentes admitem pu­lar doses de insulina e apresentam comportamentos compatíveis com anorexia ou bulimia.


A psicóloga desenvolveu um estu­do para acompanhar adolescentes com diabetes e constatou que os usu­ários de bomba de insulina tendem a ter menos distúrbios alimentares

Um mês após a transição para o uso de bomba de insulina, os ado­lescentes apresentavam menos pro­babilidade de desenvolver compor­tamentos alimentares anormais. Assim, a Dra. Young-Hyman espe­cula que a terapia com bomba de insulina pode ajudar a melhorar os padrões de alimentação e, conse­quentemente, reduzir o risco para transtornos alimentares."

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes. Bomba de Insulina e Desordens Alimentares. Diabetes, a Revista da SBD, vol. 18, n. 4, p. 5, setembro de 2011.

Leia também:

Diabulimia, talvez você tenha e não saiba...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?