Diabetes tipo 1 é revertido em camundongos. A cura?


A experiência bem sucedida em ratos com tipo 1 diabetes , que envolveu "reprogramação" do sistema imunológico para parar os ataques sobre as células beta do pâncreas, pode apontar o caminho para uma eventual cura para o diabetes tipo 1 em humanos.
http://www.diabeteshealth.com/read/2012/05/15/7528/reprogrammed-cells-in-mice-reverse-late-stage-type-1-diabetes/
O experimento, conduzido pelo centro de pesquisa médica City of Hope, em Duarte, Califórnia, começou utilizando anticorpos para matar os dois tipos de células que estão envolvidos em ataques auto-imunes contra a células produtoras de insulina do pâncreas. No diabetes tipo 1, as células que defendem o organismo contra bactérias, vírus e intrusos erroneamente atacam as células beta, eventualmente destruindo a capacidade do organismo de produzir insulina.
Uma vez que as células de defensa foram eleminadas, os investigadores transplantaram a medula óssea nos camundongos, a fim de restaurar as células. As novas células imunológicas da medula já não carregavam o fator que fez havia provocado o ataque ao pâncreas.
Ao mesmo tempo, os investigadores injetaram os diabéticos camundongos com um fator de crescimento das células do pâncreas, o que levou à criação de novas células beta produtoras de insulinaA cessação de ataques auto-imunes, combinada com uma capacidade de produzir insulina restaurada, levou a uma cura virtual dos camundongos.
Dois aspectos do estudo dão origem a grandes esperanças para a sua abordagem de tratamento. Primeiro, envolveu camundongos que tinham estágio avançado de diabetes tipo 1 (muito tempo após o diagnóstico). Em segundo lugar, a combinação da substituição de células do sistema imune e fator de crescimento do pâncreas, duas terapias que não são novas, mas não tinha sido combinado antes.
Por mais promissor que sejam os resultados, vai levar vários anos antes que a técnica possa ser usada experimentalmente em seres humanos. O próximo passo será tentar o tratamento em primatas, que são fisiologicamente mais próximos aos humanos do que camundongos.  

Leia também:

Comentários

  1. em que fase esta atualmente a supramencionada pesquisa? desde já grato pela atenção

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes