A Idade no Diagnóstico afeta as Chances de Meu Filho ter Diabetes?

Segundo Janis McWilliams (RN, MSN, CDE, BC-ADM) a resposta é SIM, há evidências de que uma idade mais avançada no seu diagnóstico reduz o risco de seus filhos terem diabetes.


Contudo, genes por si só não são suficientes para causar diabetes. As pessoas herdam uma predisposição a desenvolver diabetes tipo 1 e, em seguida, algo em seu ambiente deve desencadear a doença. Os cientistas estão tentando descobrir quais são os gatilhos, os suspeitos incluem vírus.

Pais com diabetes tipo 1 têm maior chance do que mães com diabetes tipo 1 de terem uma criança que desenvolva diabetes. Os melhores dados disponíveis hoje mostram que, em geral, as chances de um homem com diabetes tipo 1 ter um filho com diabetes tipo 1 é de 1 em 17, de acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA). Se você é uma mulher com diabetes tipo 1 e seu filho nasceu antes de você completar 25 anos de idade, o risco de seu filho é estimado em 1 em 25, se o seu filho nasceu depois que você completou 25 anos, acredita-se que o risco de seu filho passe a ser de 1 em 100.

O risco de uma criança desenvolver tipo 1 é menor se o pai desenvolveu diabetes em idade mais avançada. O risco de uma criança é o dobro, segundo a ADA, se o pai desenvolveu diabetes tipo 1 antes dos 11 anos. Se ambos os pais têm diabetes de tipo 1, o risco para a criança é estimado em 10-25 por cento.

Saiba Mais: A maioria das pessoas que desenvolvem o diabetes tipo 1 têm marcadores imunológicos no sangue, como certos anticorpos e enzimas. Exames de sangue para esses marcadores ou para genes específicos podem avaliar o risco de familiar desenvolver diabetes tipo 1.

Parentes de pessoas com diabetes tipo 1 podem participar de estudos (e avaliar o seu próprio risco) através, por exemplo, do TrialNet, uma rede de pesquisadores dedicados ao estudo, prevenção e tratamento precoce do tipo 1. Para mais detalhes, acesse www.diabetestrialnet.org.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes