Novidades nas Recomendações para Crianças com Diabetes


A Associação Americana de Diabetes (ADA) recém lançou os Standards for Medical Care de 2013. Apesar de não haver muitas mudanças em relação aos cuidados para crianças e adolescentes com diabetes, alguns pontos chamam a atenção.

http://professional.diabetes.org/SlideLibrary/slide-sets/ada-standards-of-medical-care-2013.aspx

Uma das mudanças mais importantes foi a declaração da ADA de que as crianças devem fazer 60 minutos de atividade física por dia. A mudança nas orientações foi feita para ser consistente com as recomendações federais. Esta recomendação salienta a importância da atividade física para todas as crianças com e sem diabetes. A prática de exercícios para todas as pessoas com diabetes pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue de forma imediata, mas muito mais importante para as crianças, exercícios regulares podem ajudar a prevenir muitas das doenças crônicas do envelhecimento, que são tão devastador para uma parcela significativa da nossa população adulta. Desenvolver bons hábitos na juventude faz com que seja muito mais fácil de carregá-los através da idade adulta.

Outra mudança é em relação à pressão arterial. A diretriz estabelece que a pressão arterial deve ser medida em cada visita ao consultório médico e, se entre normal e alta ou no intervalo de hipertensão, deve ser repetida em um outro dia para confirmação.

A doença celíaca é prevalente em crianças com diabetes tipo 1. No passado, o padrão de ouro para o diagnóstico de doença celíaca era uma biópsia da mucosa do intestino. Este procedimento é cirúrgico e requer o uso de sedação. As novas diretrizes indicam que nem todas as crianças necessitam de uma biópsia para o diagnóstico de doença celíaca. O padrão agora diz que se deve considerar uma consulta a um gastroenterologista para avaliação, e a eventual biópsia para confirmação da doença celíaca em crianças assintomáticas com anticorpos positivos. Isto porque os avanços na serologia e histologia permitiram muito maior precisão de diagnóstico com base nos níveis de anticorpos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes