Qual o seu tipo de diabetes? Tipo 1? Tipo 2? Gestacional? Lada? Mody?

Apesar de nosso Blog se dedicar ao diabetes mellitus tipo 1, é importante conhecermos também sobre os outros tipos. Por quê? Por vários motivos, e o primeiro deles é o fato de muitas pessoas receberem diagnóstico equivocado e, com isso, serem tratadas de forma não ideal. Além disso:


- Você já ouviu falar de pessoas com diabetes tipo 1 se aplicando insulina e tomando medicação oral, indicada para tipo 2? Isso é cada vez mais comum. Devido ao sedentarismo, sobrepeso, tempo e qualidade de sono inadequados, pessoas com diabetes tipo 1 desenvolvem resistência à ação da insulina e precisam ser tratadas como tipo 1 + tipo 2.


http://blog.adj.org.br/2010/06/19/voce-sabia-que-existem-outros-tipos-de-diabetes-alem-dos-1-e-2-qual-sera-o-seu/

- O diabetes tipo LADA é muito semelhante ao tipo 1 (também resultado de uma reação auto-imune que destrói as células do pâncreas que produzem insulina). Porém é diagnosticado em idade adulta e se desenvolve mais lentamente, demorando mais tempo até depender definitivamente de aplicação de insulina.



- Sobre diabetes gestacional já até publicamos um artigo abaixo (Atividade Física antes e no início da Gravidez previne Diabetes Gestacional). É um tipo de diabetes que acomete cerca de 7% da grávidas, e indica uma tendência a desenvolver diabetes tipo 2.



- O diabetes tipo MODY pode passar despercebido ou ser diagnosticado como tipo 1 ou tipo 2, apesar de apresentar características diferentes. É importante saber que há mais de um tipo de diabetes MODY, e há tipos que podem ser tratados com mudança de estilo de vida (alimentação saudável, exercício físico e tempo e qualidade de sono adequados), enquanto outros dependem de medicação oral ou mesmo insulina. Apesar de algumas vezes ser difícil diagnosticar com precisão o diabetes MODY, já que dependeria de testes genéticos muito específicos, a alta taxa de transmissão genética de pai/mãe para filho(a) desse tipo de diabetes é muito característica.



Então fique atento! Se um conhecido disser que ficou com diabetes, talvez não seja do mesmo tipo que o seu! Aliás, qual seu tipo de diabetes?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?