Por que conhecer outras pessoas com diabetes?

Se você ainda está em dúvida se vale a pena participar de uma Associação ou Grupo de Apoio para Pessoas com Diabetes e Familiares, um artigo recém publicado reforça a importância dessa forma de interação. Talvez para os que já participam ou participaram de um grupo, os resultados da pesquisa não tragam muita novidade, mas reforça o que provavelmente já experimentaram.


A pesquisa, publica em 18 de outubro de 2010 por Heisler e colaboradores, na revista científica Annals of Internal Medicine, foi feita com 244 homens com hemoglobina glicada (A1C) acima de 7,5%, durante 6 meses. Os participantes foram divididos em 2 grupos. Em um dos grupos (RPS) os participantes tiveram uma primeira reunião para se conhecer e depois faziam contato telefônico semanal. Estes indivíduos puderam ainda se reencontrar em outras reuniões. No outro grupo (NCM) os participantes receberam uma sessão educativa e, depois, foram indicados para acompanhamento de uma enfermera, durante os 6 meses de estudo.

Os resultados foram: houve diferença significativa entre os resultados de melhora da hemoglobina glicada dos dois grupos. Os participates do grupo RPS (grupo com interação entre as pessoas com diabetes) tiveram melhora da hemoglobina glicada significativamente maior que do grupo NCM. Um dos motivos que pode ter levado a essa melhora maior do grupo RPS foi o fato de mais indivíduos desse grupo terem mudado (melhorado) seu tratamento. Isso, graças à interação entre os participantes, cada um conversava e motivava o outro. Os relatos dos participantes foram muito positivos. Eles se sentiram claramente comprometidos em melhorar o controle de seu diabetes e sua saúde!

Se você ainda não experimentou, experimente, vá até uma associação ou grupo de apoio de diabetes. A participação nesse tipo de grupo é geralmente gratuita e você pode aprender muito com pessoas que estão passando ou passaram por situações semelhantes às suas, e talvez ainda faça amigos para toda a vida.

Comentários

  1. Isso realmente é verdade!!!!! Eu sou uma prova viva de que participar desses grupos fazem sim a diferença no tratamento!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes