Pular para o conteúdo principal

Glicemia Sem Sangue ou no Celular, Cateter e Sensor Combinados, Insulina de Duração Prolongada e Outras Novidades

Muitos lançamentos e pesquisas em diabetes estão deixando quem convive com a disfunção animado. Vejamos alguns destaques abaixo.

http://cdn.medgadget.com/wp-content/
uploads/2014/06/MiniMed-Duo.jpg
Sensor de Glicose e Cateter de Infusão de Insulina Combinados

  • Quem usa bomba de insulina e sensor de glicose há muito tem reclamado por precisar inserir um em cada lugar e ter que, muitas vezes, trocar cada um deles em momentos diferentes.
  • Nesse novo produto ambos (sensor e cânula) serão inseridos com um único "aplicador", ao mesmo tempo e em um só local. Com isso, serão também trocados ao mesmo tempo. Participantes de pesquisa relataram aumentando do conforto com o uso desse produto.  
  • Chama-se MiniMed Duo.
  • Recém aprovado e lançado na Europa pela Medtronic.
  • Resta saber se o preço do novo produto valerá a pena, visto que, geralmente, o cateter é trocado em menos tempo que o sensor. Este ultimo mais caro, terá que ser trocado em menos tempo com todo o set de infusão (aproximadamente 3 dias).
www.midiabetes.cl/actualidad/2014/06/03062014_minimed_duo.html

Insulina Basal com Tempo de Ação de Mais de 1 Dia

  • Lançada pela Novo Nordisk, e já pronta para entrar no mercado brasileiro, a Insulina Tresiba (Degludec) é a primeira com duração efetiva de ação de mais de 1 dia.
  • Usuários relatam que quando se esquecem de se aplicar a insulina na hora certa, aplicam quando se lembram, mesmo que horas depois, e não observam diferença no controle.

http://bodyopus.canalblog.com/archives/2009/09/10/28931382.html

www.diabetes-blog.at/wordpress/
wp-content/uploads/
start_block_3_ipod.png
Glicosímetros que se Comunicam com o Smartphone

  • O glicosímetro iBGStar, da Sanofi, acaba de chegar ao Brasil e é o primeiro no mundo que se conectar diretamente ao celular.
  • As glicemias ficam armazenadas no aplicativo, que também permite inserir uma serie de informações sobre dose de insulina usada, contagem de carboidratos/alimentação, atividade física, doença/estresse, entre muitas outras.
  • Diário e gráficos são automaticamente criados no próprio celular, e as informações podem ser imediatamente compartilhadas com o medico e a equipe de saúde por e-mail.
  • Funciona, também, como um glicosímetro normal mesmo desconectado do iPhone (com a vantagem de ser muito portátil - tamanho de um pendrive).
  • Para quem tem outros celulares, não há adaptador e para quem tem iPhone 5 é necessário o cabo adaptador, visto que o encaixe do aparelho é para iPhone 4.  
iBGStar
Wireless Smart
http://goo.gl/3WSSg9









  • Seus concorrentes, ambos da empresa iHealth Labs Inc., disponíveis apenas nos EUA, são o Wireless Smart Gluco-Monitoring System e o iHealth Align.
  • O primeiro envia os resultados de ponta-de-dedo por Bluetooth ao Smartphone, enquanto o segundo se encaixa à entrada do fone de ouvido da maioria dos Smartphones.
  • Além da portabilidade, os pontos fortes desses glicosímetros são o custo, tanto dos aparelhos quanto das tiras, muitos mais baixo que da maioria dos demais glicosímetros e a compatibilidade com diferentes equipamentos e sistemas (iOS e Android).

http://goo.gl/fomGW2

Futuro da Monitorização é Sem Sangue

O Flash Glucose Monitoring da Abbott tem sido avaliado extensivamente por cientistas de prestigio e o resultado tem confirmado que:
  • As medições de glicose permanecem precisas durante os 14 dias de uso continuo.
  • Não é necessária calibração (diferente dos outros sensores que dependem de, no minimo, 2 calibrações com resultado de glicosímetros por dia).
  • Apresentações sobre o produto, ainda não lançado, têm sido feitas em diversos países.

http://abbottnextfrontier.com/resources/videos/idf-2013/5 
http://diatribe.us/issues/58/new-now-next/6
Bomba Veo e Pâncreas Artificial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medindo a glicemia sem precisar furar o dedo

Ainda durante o congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA) de 2011 foram apresentados resultados de duas pesquisas muito interessantes, com formas não-invasivas e locais alternativos para se dosar a glicose . GlucoTrack -  www.integrity-app.com/description.html Em um deles a glicose foi dosada de forma indireta através das expiração dos indivíduos . Isto é, a composição do ar exalado por essas pessoas foi analisada e a quantidade de moléculas resultantes da presença de glicose no sangue foi identificada. Com isso, foi possível chegar a valores de glicose muito próximos aos valores da ponta-de-dedo (glicemia capilar) . Apesar de os primeiros resultados terem sido bastante promissores, ainda há desafios a serem superados. Entre eles estão: verificar em número maior de pessoas e em diferentes níveis de glicemia se a precisão se mantém, transformar o analisador da expiração em algo portátil e de fácil utilização, e deixá-lo com custo de aquisição e manutenção tã...

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126). ...

Diabetes e Viagem Internacional

Se você está se preparando para uma viagem internacional , não deixe para organizar na última hora o que irá precisar para manter o controle do diabetes durante o tempo que for passar fora. P repare também ítens de segurança e burocráticos que facilitarão sua vida. Saiba como: A maioria das dicas fundamentais podem ser encontradas na seguinte publicação:  Vai viajar? Faças as malas sem esquecer da saúde... Além disso, abaixo separamos alguns documentos e informação que podem ser muito úteis. Modelo de carta de seu médico em inglês , descrevendo que você tem diabetes e que, por isso, tem que estar com todo o material para o controle do diabetes (listado na carta) com você (na bagagem de mão), durante todo o tempo. É fundamental que você tenha esta carta. Ela pode ser requesitada a qualquer momento, em especial em aeroportos. Travel Letter 1   ou Travel Letter 2 Documento  da American Diabetes Association  sobre viagens de avião com diabet...