Vai viajar? Faças as malas sem se esquecer da saúde...

Muitos estão planejando aproveitar ao máximo as férias, como não poderia deixar de ser!

Mas para aproveitar, deve-se lembrar dos cuidados com a saúde! Desde passar protetor solar e evitar a exposição nos horários de sol mais forte (afinal bronzeado é diferente de pimentão!!!), até manter as rotineiras pontas-de-dedo, insulina e balinhas sempre a mão.



Abaixo você encontra algumas dicas e uma lista com itens que, além da roupa de banho e do chinelo, você não pode esquecer de pegar antes de sair de viagem (ou ao interior, ou a outro país, etc.).

  • Insulinas (leve sempre um franco a mais de cada uma)
  • Seringas ou agulhas para caneta ou descartáveis para a bomba (leve com alguma sobra)
  • Aparelho, tiras e lancetas (também leve a mais, e esteja sempre com esse material à mão)
  • Balas, glicose, mel (tenha sempre com você, as chances de hipoglicemia são maiores quando se muda de rotina)
  • Glucagon (prevenir é sempre a melhor alternativa, ótimo se não precisar usar, mas é importante sempre estar prevenido com o Glucagon à mão) 
  • Cartão de Identificação "Tenho Diabetes" (importantíssimo ter no bolso, para apresentar se  alguma autoridade questionar o motivo de você estar andando com seringas, e para, caso você não se sinta bem, as pessoas logo possam identificar o motivo e te dar assistência)*
  • Vai pegar avião? Leve uma carta do seu médico explicando que você tem diabetes e que deve carregar consigo todo o material acima (na mala de mão). Se for para outro país, a carta deve estar em inglês.
  • Lanche, frutas, barra de cereais (vai que o voo atrasa, ou que você pega um baita congestionamento na estrada, tenha sempre algum alimento com você)



* Imprima seu cartão em: CartaoTenhoDiabetesSBD ou
www.mudandoodiabetes.com.br/WebSite/Images/2010/pdf/cartao_diabetes.pdf

Planejar é fundamental. Portanto, antes da viagem, faça uma lista completa com tudo o que você usa para cuidar do diabetes. É importante que você leve tudo sempre a mais do que calcular que será necessário, pois a rotina numa viagem nunca é a mesma. Mudam os horários de alimentação, aumenta a quantidade de atividades e isso pode gerar maior risco de hipoglicemia. Então, talvez você tenha que fazer mais testes para monitorar a glicemia. Além disso, o frasco de insulina poderá quebrar-se acidentalmente, ou se você resolver estender a viagem por mais uns dias e a insulina estiver acabando, poderá ter dificuldade de encontrar um novo frasco para comprar.  

Durante a viagem, sempre carregue os frascos de insulina, glucagon, seringas, glicosímetro, fitas, lancetas e sachês de álcool em sua bagagem de mão. Isto evitará que os produtos sejam danificados pelo calor (por exemplo, quando colocados no portamalas de um carro) ou pelo frio excessivo (no caso do bagageiro de um avião) e também, facilitará o acesso à estes produtos durante o percurso.

Muita atenção com as hipoglicemias, pois podem ser bem mais frequentes durante a viagem devido às mudanças na rotina. Fique alerta e tenha sempre à mão balas e saches de glicose. Não se esqueça também de levar o glucagon, hormônio injetável utilizado sob orientação médica para corrigir hipoglicemias severas. Explique ao seu colega ou acompanhante de viagem como e quando aplicar o glucagon. Não se esqueça também de mostrar-lhe onde você guarda este medicamento, para que não seja preciso procurá-lo numa emergência.



Texto publicado originalmente em: Revista BD Bom Dia, Ano XXIV - Nº 4. Por Mark Barone: Planejamento é a base para uma boa viagem.

Outros artigos sobre o tema:

Diabetes e Viagem Internacional

Viajando com diabetes… Pegou tudo? Mas e se o vôo atrasa, ou o carro quebra?

Viagens

Dicas Medtronic para viajar de avião com a bomba de insulina (em inglês)

Comentários

  1. O Bruno lembrou bem, levar baterias também. Para quem usa bomba então, é fundamental!

    Em relação ao glicosímetro, muita gente que tem um encostado em casa, aproveita para leva-lo como reserva, caso haja algum problema com o glicosímetro principal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?