Logo mais as BOMBAS e SENSORES cuidarão de tudo!

O ano de 2014 foi um ano de grandes novidades tecnológicas em diabetes. E mesmo com o fim do ano se aproximando, mais lançamentos vão sendo anunciados! Se no primeiro semestre parecia que muita novidade já estava surgindo, foi no segundo que sonhos se tornaram realidade!

http://us6.campaign-archive2.com/?u=0c17efa329&id=a60fc2063c&e=ca0fcd2b5d

Vamos começar discutindo o que acaba de ser anunciado! Trata-se de um novo Sistema Bomba + Sensor da Medtronic, com funções muito interessantes e que o aproximam cada vez mais do sonhado pâncreas artificial. Aparentemente começará a ser comercializado na Austrália, com o seguinte nome: MiniMed® 640G System. Vejamos os diferenciais desse equipamento:

  • Na MiniMed® 640G a insulina é suspensa quando a tendência de queda de glicose levará o usuário a uma hipoglicemia (enquanto na Medtronic Veo a insulina é suspensa apenas quando a glicose atinge um valor previamente programado). Assim, ao invés de evitar apenas que a hipoglicemia se intensifique, auxilia para que o usuário sequer entre em hipoglicemia.
  • Na MiniMed® 640G assim que a glicose deixa de cair e se mantém em níveis alvo, a insulina volta a ser liberada para que o usuário não tenha hiperglicemia (enquanto na Medtronic Veo, quando a insulina é suspensa, ela permanece suspensa por 2 horas, a não ser que o usuário cancele a suspensão). 
  • Usa o sensor Enlite 2, ainda mais sensível às variações de glicose.

As principais limitações estão relacionadas ao fato de ainda se tratarem de um sistema de bomba (que depende de programação prévia e bolus selecionados pelo usuário) e sensor de glicose (que depende de calibrações com base nos resultados de glicemia capilar).


Na Europa o FreeStyle Libre, que já anunciamos algumas vezes foi lançado, com a promessa de, através de sensor com duração de 14 dias, substituir por completo as pontas-de-dedo (glicemia capilar). Contudo, talvez seja ainda um pouco cedo para aposentar por completo o glicosímetro...

http://youtu.be/0cXwO9YBJxE

Nos EUA foi, finalmente, liberada a comercialização do sistema integrado de monitor de glicose e bomba de insulina (Johnson & Johnson com Dexcom) que compete já alguns anos com a Medtronic na Europa (chamado Animas Vibe).

http://www.animascorp.co.uk/animasVibe

No Brasil, ainda no início do ano, chegaram o novo sensor da Medtronic, mais confortável e preciso, chamado Enlite, assim como a Medtronic Veo (bomba esta que suspende a liberação de insulina quando a glicose atinge um nível baixo, ajudando a evitar hipoglicemias severas).

Depois chegou o Glicosímetro iBGStar, da Sanofi, que se acopla ao iPhone 4, permitindo uma plataforma de interação e comunicação muito facilitada (além de a tira precisar de muito pouco sangue).

Mais para o final do ano, chegou a insulina Degludec, da NovoNordisk. Primeira insulina basal com duração muito maior que 24 horas.  

O seguinte informativo traz um resumo interessante das novidades do ano: diaTribe E, no final, a autora revela que:
"Espera por um futuro onde...
…os equipamentos estão mais integrados ao meu dia a dia;
…hipoglicemias e hiperglicemias serão muito menos frequentes;
…melhores cuidados não significarão mais um fardo e um aborrecimento;
…Eu não precisarei mais pensar tanto sobre diabetes!"

Certamente o Pâncreas Artificial contribuirá para isso!

Comentários

  1. Muito legal o post, Mark! Que fique a esperança de um mundo mais simples para todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Tenho diabetes a mais de 38 anos e Deus tem sido o meu provedor e atualmente moro nos Estados Unidos, ainda uso os aparelhos convencionais mas estou sonhando em usar o aparelho de vocês fiquei feliz pois assim terei uma vida bem normal em relação a minha atual sem ter que passar por tantas picadas de teste de glicose e tomar insulina tantas vezes ao dia e não passar por tantas quedas de insulina na semana.Que Deus os abençoe nesta investida nesta área tecnológica de novos inventos para Endocrinologia, pois com isso poderemos viver mais e com mais segurança. Jocélia Souza
    Florida 18/04/2016

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes